Sistema FIERN anuncia reinauguração do Solar Bela Vista, com reforma realizada pelo SESI/RN, para 28 de abril

8/04/2022   12h01

 

O Serviço Social da Indústria do Rio Grande do Norte (SESI-RN) vai inaugurar, no próximo dia 28 de abril, a restauração de um dos marcos do patrimônio histórico e cultural de Natal, o Solar Bela Vista, cuja obra está em fase de acabamento.

 

O projeto de restauração executado pelo SESI/RN conta com investimento da ordem de R$ 650 mil e foi concebido e autorizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), tendo em vista que se trata de um imóvel oficialmente tombado pelo órgão responsável pelo patrimônio artístico nacional.

 

De acordo com o superintendente do SESI-RN, Juliano Martins, a restauração traz uma reforma vai possibilitar a realização de eventos antes não realizáveis no local, como exposições, apresentações culturais, entre outros.

 

“O Solar Bela Vista está inserido dentro do Centro Histórico e Cultural da capital potiguar, é um importante monumento, que agora conta com esta reforma física, toda adaptada para acessibilidade, com novos equipamentos e com um lindo mural lateral feito por artistas locais que retrata a história da indústria do Rio Grande do Norte. Com a reforma poderemos realizar uma infinidade de eventos que antes não eram possíveis”, afirma Juliano Martins.

 

O diretor de operações do SESI, Gontran Azevedo afirma que a restauração garante a preservação de um patrimônio arquitetônico do Estado, reconhecido nacionalmente pelas instituições que avaliam os espaços que devem ser preservados por relevância para a memória do país. Além disso, a reforma devolverá um espaço, com instalações adequadas e seguras, para apresentações e mostras culturais.

 

“A recuperação foi feita principalmente nas esquadrias, que tinham sofrido maior desgaste com o tempo, instalações elétricas e pintura. Além disso, houve uma adequação do espaço de acordo com as exigências legais de acessibilidade. O sistema de ar condicionado também passou por melhorias para garantir melhor conforto durante os eventos que serão promovidos pelo SESI a partir da reabertura”, acrescenta.

 

O projeto inclui ainda o nivelamento em um dos trechos do terreno, que tinha um declive acentuado, o que permitirá um aproveitamento melhor da área externa. Gontran Azevedo informa ainda, que toda o projeto foi autorizado e orientado pelo IPHAN, com todas as licenças públicas exigidas.

 

As características originais do prédio foram totalmente preservadas. O superintendente do SESI destaca que a nova restauração do Solar Bela Vista, que sendo concluída agora, e vai ser entregue dia 28, garante a preservação das instalações do Solar “e vai devolver o local para a arte e cultura do Estado do Rio Grande do Norte”, destaca Juliano Martins.

 

O palacete denominado Solar Bela Vista, que tem sua fachada principal para a avenida Câmara Cascudo (Cidade Alta), foi construído na primeira década do século XX, pelo Coronel Aureliano Medeiros, que investiu em uma obra com beleza arquitetônica e inovações para a Natal da época, como uma construção recuada, o que permitiu a localização do casarão no centro do terreno, no qual foram instalados jardins e estátuas dos quatro primeiros presidentes.

 

O local, posteriormente, foi alugado ao Tribunal de Justiça, e depois nas instalações funcionou um hotel. Nos anos 80, o Sistema FIERN adquiriu o imóvel e fez a primeira grande restauração, com supervisão da Fundação José Augusto.