Sistema FIERN assina manifesto em prol da sustentabilidade na abertura do Primavera Festival

4/11/2020   18h43

O Sistema FIERN assinou nesta quarta-feira, 4, o manifesto do movimento das instituições, liderado pelo Sebrae no Rio Grande do Norte e Instituto Cidade Limpa, que propõe um pacto para tornar Natal, que já foi considerada a cidade com o ar mais puro das Américas, a capital mais limpa do Brasil. A Federação foi representada pelo diretor-tesoureiro Roberto Pinto Serquiz Elias, que assinou simbolicamente o documento durante o painel de abertura do Primavera Festival, um evento digital que debate sustentabilidade, associada à cultura e empreendedorismo. Também assinaram o diretor superintendente do Sebrae-RN, José Ferreira de Melo Neto, o secretário de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal, Thiago Mesquita, e a presidente do Instituto Cidade Limpa, Nayara Azevedo.

Durante o evento, Roberto Serquiz disse que a Federação das Indústrias acredita na mudança de atitude para a sustentabilidade. “E essa mudança exige engajamento das empresas e da sociedade. A política nacional de resíduos sólidos exige essa divisão de responsabilidades. Temos trabalhado muito. Os órgãos fiscalizadores e a FIERN têm uma aproximação através da Comissão Temática de Meio Ambiente (COEMA-FIERN) e nesse cabal temos obtido sucesso através de diálogo”, diz o diretor da FIERN.

Roberto lembrou ainda, que outro canal de diálogo aberto foi a fundação do Sindicato das Indústrias de Reciclagem. “Esse sindicato é uma opção de solução para vários problemas de reciclagem. O grande desafio é exatamente a implantação da coleta seletiva. Temos uma legislação de que há 10 anos é Lei, mas ainda não conseguimos implantar, e a federação está imbuída nesse objetivo”. O industrial elogiou o manifesto e diz acreditar na possibilidade de ações realistas e exemplos de boas práticas que já existem. “É o caso que acontece na usina de reciclagem na cidade de Arês/RN, um exemplo que pode ser aplicado em várias situações, inclusive nos bairros da capital”, afirma.

A proposta do movimento é reunir lideranças de diversos setores da sociedade natalense em prol dessa meta desafiadora, já que o evento conta com uma programação que busca promover o debate sobre sustentabilidade e levantar uma discussão aprofundada sobre o assunto, compreendendo os mais diversos propósitos que constroem a consciência sustentável, consumo consciente e descarte adequado de resíduos.

A programação do primeiro dia do Primavera Festival também contou com um webinário sobre empresas transformadoras. Participam da transmissão Pedro Telles (Sistema B), Thomas Ecksmichit , que é co-fundador do Capitalismo Consciente Brasil, e Beto Scretas, do Instituto de Cidadania Empresarial (ICE). O outro webinário do dia tratou do lixo como riqueza que não pode ser descartada. Foram convidados para o debate Tião Santos, do Jardim Gramacho, Saville Alves (SOLOS), Antônio Tiago Macena, do Instituto Ideia, e a gestora ambiental e coordenadora da Semana Lixo Zero Natal, Mariana Nunes.

Uma das grandes atrações do dia é a palestra do bicampeão mundial de ondas gigantes, Carlos Burle, que ao lado do co-fundador do Instituto Cidade Limpa, Sérgio Fernandes, vai avaliar as possibilidades de se construir uma vida em comunhão com a sustentabilidade. A partir das narrativas de surfe em ondas gigantes, o atleta e coach fará uma reflexão sobre seus próprios desafios e os obstáculos para um mundo mais sustentável.

Shows culturais

Na sessão musical da quarta-feira (4), está previsto um show da cantora potiguar Roberta Sá, cuja apresentação será aberta pelo cantor e multi-instrumentista potiguar Diogo das Virgens, a partir das 20h. Ele vai transitar em um repertório de canções autorais que normalmente expõe em suas apresentações. Em seguida, Roberta Sá traz uma versão especial dos seus maiores sucessos diretamente para o festival. No segundo dia (5) o show musical será do cantor e compositor maranhense, Zeca Baleiro.

Programação

Ao longo do dia, acontece uma mostra de negócios que apresentam soluções para problemas socioambientais através dos seus produtos e serviços. São 49 empresas, ONGs e instituições, selecionadas pelo Sebrae por desenvolver atividades que contribuem com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Já as salas de Speed Dating dão aos empresários a chance de apresentarem seus negócios para uma banca de investidores, governo e grandes empresas. A condução é de Daniel Gentil. Já a sala da Rodada de Negócios promove networking, troca de informações e conversação com outras empresas estratégicas.

O Primavera Festival é uma iniciativa do Instituto Cidade Limpa, Briza Promoções e Sebrae-RN, com o apoio da FIERN, do Governo do Estado, através da Lei Câmara Cascudo, e patrocínio da Prefeitura de Natal, Rio Center e InterTV.

Jô Lopes – Unicom Sistema FIERN