Sistema FIERN comemora o dia da indústria

23/05/2019   09h16

 

 

A programação de comemorações do Dia da Indústria, nesta sexta-feira, terá como um dos destaques as palestras do consultor e economista Cláudio de Moura Castro e do presidente para a América Latina da SKF, Claudinei Reche. As palestras serão a partir das 19h, no auditório Albano Franco da Casa da Indústria (sede do Sistema FIERN). Cláudio Moura Castro falará sobre “O DNA da Inovação” e Claudinei Reche sobre a “Indústria em Movimento”. Ao longo da sexta-feira, haverá também rodadas de negócios para a indústria, com apresentação de serviços da FIERN, SESI, SENAI e IEL, em Natal, Mossoró, João Câmara, Goianinha, Assu, Pau dos Ferros e Caicó. Em Natal, a rodada de negócio será hotel Holiday Inn.

 

“É uma data relevante para evidenciarmos a importância da indústria para o desenvolvimento nacional, mas, também, para demonstrarmos as dificuldades atuais, sem deixarmos de relembrar lições, legados e histórias que nos apontam esperanças. Aliás, lições de verdadeiros heróis da resistência, homens e mulheres que se dedicam a liderar empreendimentos industriais que fazem parte do ciclo virtuoso da economia”, afirma o presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales de Araújo.

 

“O surgimento da indústria, além de demarcar uma época, evidenciou sua importância como célula indispensável ao desenvolvimento. Evidentemente o conceito de desenvolvimento vem tendo, ao longo da história, contornos diferentes. Hoje, seguramente, tratamos desenvolvimento já incorporando sustentabilidade e justiça social. A indústria contemporânea sabe da importância das boas práticas de respeito ao meio ambiente e aos direitos dos trabalhadores. A indústria, enfim, é importante pelas riquezas que produz; pelos investimentos que faz em ciência e tecnologia e pelos muitos dividendos sociais que distribui”, acrescenta Amaro Sales.

 

O Dia da Nacional da Indústria é, oficialmente, em 25 de maio. Neste este ano, vai ser comemorado pelo Sistema FIERN na véspera (24), uma sexta-feira, quando estarão em destaque, nos locais do evento, cursos e serviços da FIERN, SESI, SENAI e IEL.

 

Entre os destaques, estarão o Sesi Viva +, cursos profissionalizantes do SENAI, de pós-graduação do IEL, além da emissão de certificado digital e orientação para o crédito.

 

Em Natal, o evento será no hotel Holiday Inn, no bairro de Lagoa Nova. Em Mossoró, o SENAI Ítalo Bologna sediará a programação e, em João Câmara, Goianinha, Assú, Pau dos Ferros e Caicó, nos escritórios de negócios do Sistema FIERN da região. As inscrições para as rodadas de negócio podem ser feitas no seguinte link: http://bit.ly/2Jndq8s.

 

As palestras dos dois economistas serão na Casa da Indústria. Cláudio de Moura Castro, um dos palestrantes, é formado em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e tem mestrado pela Universidade de Yale. Atualmente, é consultor da Eduqualis. Como pesquisador, seu trabalho se concentra em Educação, Formação Profissional e políticas sociais e de ciência e tecnologia. Ele é autor de 50 livros e mais de 300 artigos científicos.

 

Claudinei Reche, o outro palestrante, também é economista, tem pós-graduação em Marketing pela FGV e mestrado pela Universidade de Ohio. Iniciou sua carreira profissional na Mercedes-Benz, onde seu último cargo foi supervisor de vendas de automóveis. Atualmente é presidente, da SKF para a América Latina. Possui competências em promover Turn Around (reengenharia corporativa) e desenvolver Industry Footprint (pegada da indústria).

 

As inscrições para as palestras são gratuitas e estão disponíveis no seguinte link: http://bit.ly/2JW0Ooo.