Sistema FIERN mantém programas de apoio às ações de combate à pandemia

9/06/2020   13h59

O Sistema FIERN prossegue com as ações de atendimento em plantão e com programas de apoio ao combate à pandemia neste período no qual as atividades presenciais estão suspensas — em cumprimento ao decreto estadual que estendeu o isolamento social e às recomendações das autoridades de saúde e da OMS. Na primeira semana se junho, foram produzidas 39.707 máscaras de tecidos para proteção e entregues 29.180 pelo SENAI-RN. No mesmo período, o SESI-RN entregou 32.402 máscaras para proteção e 35.960 deste o início desta ação

O SENAI-RN também fez, entre os dias primeiro e cinco de junho, a manutenção de nove equipamentos, entre respiradores e desfibriladores, chegando a um total de 110 atendimentos nesta área.

Entre segunda (01) e sexta-feira (05), no Sistema FIERN, foram mais 22 ações de assessoramento jurídico nas áreas de negociação trabalhista e orientações relacionadas com ações na Justiça do Trabalho e com normas do Ministério do Trabalho e Emprego. No mesmo período, houve prosseguimento do envio das comunicações com informações de interesse da indústria aos Sindicatos filiados à Federação, manutenção do diálogo com as demais entidades empresariais e a articulação com os órgãos governamentais. O levantamento mostra o registro de 33 atendimentos de fortalecimento sindical na primeira semana de junho.

Também teve continuidade a campanha “Sistema FIERN Solidário”, que arrecada recursos financeiros para doação a três instituições filantrópicas, sediadas em Natal: a Fundação Eurico Bergsten, a Casa Espírita Bom Samaritano e a Fraternidade Toca de Assis. Cada uma das instituições recebeu R$ 9.800,00. No âmbito da Saúde e Segurança na Indústria (SSI), foram feitos atendimentos, na semana, junto a 72 empresas e 244 pessoas, com 155 exames. Além disso, houve 138 atendimentos remotos e 13 visitas técnicas, sempre cumprindo os protocolos de saúde e prevenção definidos pelas autoridades e a Organização Mundial de Saúde.

As aulas online nas escolas do SESI e SENAI prosseguem. No SESI, foram 480 videoaulas, para o ensino médio, na semana; 118, para o fundamental; com 3.495 atendimentos em plataformas digitais. No SENAI, foram 2.449 matrículas em educação a distância, além das 1.600 videoaulas gravadas e enviadas.

No IEL-RN, neste período, foram 433 atendimentos de estágios e 17 novos compromissos de estágios emitidos. Além disso, 320 horas de consultorias empresarial foram efetivadas e três indústrias atendidas.