Sistema FIERN participa da abertura do Congresso de Engenharia Sanitária e Ambiental

17/06/2019   11h43

 

O Centro de Convenções de Natal sedia, nesta semana, 30º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental e, simultaneamente, a Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental. Um dos destaques da programação é o “Espaço Água”, uma exposição interativa, que receberá até quarta-feira, das 9h às 17h, visitantes interessados em conhecer “o mundo do saneamento e da água em atividades voltadas à educação ambiental e cidadã”.

 

Ao participar da abertura oficial do Congresso, que é promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, o diretor primeiro tesoureiro do Sistema FIERN, Roberto Serquiz, destacou a importância do evento o desenvolvimento sustentável do País. “As discussões propostas são de um horizonte muito positivo, porque destacam um debate que transcende as questões individuais e levam a uma discussão do ponto de vista mais coletivo, ao reconhecer que as pessoas precisam ser mais valorizadas no acesso à água e demais questões ambienteis”, destacou Roberto Serquiz.

 

Ele disse que outro debate relevante neste Congresso é sobre a tramitação, no Congresso Nacional, do marco regulatório do saneamento. “Isso é interessante, porque o país tem políticas nacionais de saneamento e de resíduos sólidos, ou seja, em duas décadas definiu todo um arsenal do ponto de vista teórico, mas precisa atualizar o marco regulatório. Com este evento, Natal é sede desse debate de alta importância”, acrescentou.

O tema do Congresso é “Saneamento Ambiental: como tratar igual os desiguais”. A abertura oficial foi no domingo, 16, no Centro de Convenções de Natal, com a participação de especialistas em inovação e comportamento social, além de autoridade locais e nacionais. Coube ao presidente nacional da ABES, Roberval Tavares de Souza, fazer o pronunciamento de boas-vindas aos participantes.

 

Em seu discurso, a presidente da ABES-RN, Geny Formiga, ressaltou a importância da iniciativa de trazer o Congresso para o estado. “Após 26 anos, Natal volta a sediar o Congresso. O ambiente de saneamento proporciona uma reflexão dentro dessa temática principal do Congresso. É uma oportunidade única para reunir o que temos de melhor no setor no país. Reunimos de forma democrática todos os atores da área, seja público ou privado”, afirmou.

 

Ela comentou sobre as novas mudanças no Marco Legal do Saneamento. “Não podemos concordar com alterações que promovem a desigualdade diante do que foi construído ao longo dos anos pela sociedade, com a aplicação da Lei 11.445/2007, que foi feita de forma democrática. E a ABES teve um papel fundamental nessa luta e discussão. O avanço dos investimentos em Natal na área de esgotamento sanitário com o objetivo da universalização mostra sua efetividade. É importante ressaltar que no último ano nos reunimos para defender os princípios da soberania do saneamento brasileiro. Movimentando vários segmentos da sociedade, conseguimos barrar mudanças autoritárias”, frisou.

 

A diretora presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Christianne Dias, também falou sobre a questão do Marco regulatório do Saneamento: “A ANA vem se preparando para esse novo desafio e elaborando estudos sobre o setor por meio da “Série Atlas”, levantando todos os dados de água e esgotamento dos municípios do país e realizando uma interface entre plano de saneamento, resíduos sólidos e recursos hídricos, estabelecendo metas e resultados. Agradeço a participação dos servidores da ANA que estão aqui. Incentivamos a vinda, temos 22 servidores para contribuir na discussão sobre o Marco Regulatório”.

 

Jônathas de Castro, secretário nacional de Saneamento Ambiental, destacou a relevância do Congresso da ABES. “O Ministério (do Desenvolvimento Regional ao qual a Secretaria de Saneamento está vinculada) tem várias pessoas participando em todas atividades, são mais de 22 pessoas. É importante não só para o saneamento, mas para os recursos hídricos e políticas públicas”, afirmou.

 

O vice-governador Antenor Roberto Soares de Medeiros elogiou a iniciativa e o tema do evento. “É um congresso multidisciplinar”, frisou. “O saneamento é um tema complexo e engloba várias atividades profissionais e acadêmicas, além de ser um grande desafio. Mas com inteligência teremos soluções e avanços. Construímos políticas, temos resultados, precisamos aperfeiçoar o que já foi feito. É fantástico relacionar a água e o saneamento ao meio ambiente. A sociedade é desigual e vamos discutir a igualdade”.

 

Também participaram da abertura a vice-presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Natal, Nina Souza, e Fábio Góis (representando o prefeito Álvaro Dias), diretor técnico da Agência Reguladora de Saneamento Básico.

 

Uma das principais atrações da abertura foi o talk show sobre Inovação, comportamento social e tendências mundiais, com duas das maiores palestrantes destes temas: Ruth Manus e Daniela Klaiman, especialistas que se tornaram sucesso nas redes sociais como palestrantes do TED e que aliaram as temáticas que abordam ao setor de saneamento. A mediação foi de Samanta de Oliveira Tavares, coordenadora da Câmara Temática de Prestação de Serviços e Relacionamento com Clientes da ABES.