Sistema FIERN participa da abertura da Semana do Meio Ambiente no Parque das Dunas

6/06/2019   09h18

 

 

A programação no Parque das Dunas da Semana do Meio Ambiente foi aberta, oficialmente, nesta quarta-feira, em solenidade com a participação do diretor primeiro Tesoureiro e presidente da Comissão Temática do Meio Ambiente (COEMA) do Sistema FIERN, Roberto Serquiz. O tema da edição deste ano da programação é “Eu Sou o Meio Ambiente” e o subtema “Água é Vida. Cuide bem da sua”. A cerimônia foi realizada no Parque das Dunas, na data em que comemorou o Dia Mundial do Meio Ambiente, com a presença da governadora Fátima Bezerra.

 

Durante a solenidade, ela destacou o trabalho que o Idema desenvolve, apresentando um balanço de quase 1.020 licenças ambientais emitidas em 2019, de janeiro até o início deste mês, além da análise de 158 processos referentes ao passivo ambiental de 2016 e 2017. “Sustentabilidade e desenvolvimento econômico devem caminhar juntos”, enfatizou.

Após a solenidade, as autoridades em um ato simbólico plantaram mudas de Peroba e Pau-brasil no Parque. As ações da Semana do Meio Ambiente estão programadas para todo o Rio Grande do Norte: nas escolas da Rede Pública, no Parque das Dunas, Cajueiro de Pirangi, em diversos municípios potiguares, nas Unidades de Conservação Estaduais, nas praias, praças e demais espaços públicos. Conta com vasta programação incluindo palestras, atividades lúdicas, plantio de mudas, exposições fotográficas, cursos sobre gestão e educação ambiental, oficinas de artes para surdos, trilhas, apresentações culturais, mutirão de limpeza em lagoas e praias, blitz educativa.

 

Também participaram da solenidade de abertura o deputado estadual, Francisco Medeiros; o reitor do IFRN, Wyllys Abel Farkatt Tabosa; os gestores da administração direta e indireta do Estado, entre eles: João Maria Lima (Semarh), Roberto Sérgio Linhares (Caern), Getúlio Marques (Educação), Guilherme Saldanha (SAPE) e Jaime Calado (Sedec); a promotora e coordenadora do CAOP Meio Ambiente, Mariana Barbalho e o Padre Antônio do Vale.