Sistema FIERN participa da inauguração do novo Hotel Escola Barreira Roxa

15/02/2019   10h41

O presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales de Araújo, e o diretor-tesoureiro, Roberto Serquiz, participaram, na noite da quinta-feira, 14, da solenidade e coquetel de inauguração do novo Hotel Escola SENAC Barreira Roxa, localizado na Via Costeira, na zona Sul de Natal.

O evento contou também com participação da governadora Fátima Bezerra, do presidente da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Ricardo Tadros, do arcebispo Dom Jaime Vieira Rocha; do presidente da FAERN, José Vieira; do presidente da FETRONOR, Eudo Laranjeira; do ex-senador Garibaldi Alves, do deputado estadual Hermano Moraes, entre outras autoridades que lotaram o espaço. (Galeria de fotos abaixo)

A reforma do hotel e da escola contempla a modernização da estrutura e construção de novos espaços, como adega, bares, espaço kids, café, salão de jogos e academia de ginástica. Todas as 52 suítes da estrutura, bem como a área de lazer e o centro de eventos foram repaginados e ganharão novos equipamentos e mobiliário.

A partir de agora, o hotel passa a contar com a infraestrutura de grandes empreendimentos hoteleiros, trabalhando com o conceito intimista e reservado dos charmosos hotéis de pequeno porte. O Centro de Educação Profissional ganhou um edifício exclusivo, em um trecho privilegiado do terreno.

O presidente da Fecomércio, Marcelo Queiroz, destacou o empreendimento como instrumento para a capacitação de mão de obra. “Com este novo equipamento, estamos ratificando nosso compromisso com o desenvolvimento social e econômico do nosso estado, exatamente reforçando a capacitação e qualificação profissionais”, afirmou.

Com três pavimentos, o Barreira Roxa possui 52 unidades habitacionais e configurações para acomodar até 150 leitos. Dispõe de salão de jogos, academia de ginástica, espaço infantil, baby copa, e área de lazer, sendo todos os ambientes preparados para receber pessoas com dificuldades de acessibilidade.

Gastronomia

Um dos principais segmentos trabalhados pelo portfólio de cursos do Senac, a gastronomia será o carro-chefe do Hotel. Na área de Alimentos e Bebidas, o destaque é o Restaurante Navarro, que homenageia um dos grandes nomes da cultura potiguar, o dramaturgo, poeta, desenhista e pintor Newton Navarro. O espaço pode acomodar até 120 pessoas. A partir de março, o serviço de jantar entra em funcionamento com pratos à la carte e a previsão de sediar festivais temáticos ainda neste semestre.

O Hotel ainda disponibiliza ao público o Bar Teófilo, que leva o nome do histórico comerciante e ex-presidente do Sistema Fecomércio RN, Reginaldo Teófilo. Com uma vista diferenciada para o mar da Via Costeira. Trata-se de uma excelente opção para happy hours.

Centro de Eventos

O novo Barreira Roxa possui também um moderno Centro de Eventos, com área verde ideal para celebrações corporativas ou sociais, como casamentos e confraternizações. Auditório modulável com capacidade para cerca de 300 pessoas, três salas de conferências com capacidade para até 50 pessoas e foyer amplo com área para até duas secretarias simultâneas.

O Hotel ainda disponibiliza gastronomia completa para os eventos, com ambientes para servir almoço, jantar, coquetéis, coffee break e brunch.

O Centro de Eventos faz um tributo ao comerciante do ramo farmacêutico e ex-presidente do Sistema Fecomércio, João Dinarte Patriota, falecido no ano passado.

Escola do turismo

O novo Centro de Educação Profissional construído no Complexo Barreira Roxa permitirá a expansão da capacidade de atendimento do Senac no segmento de turismo, hospitalidade e lazer em mais de 40%, podendo chegar a duas mil matrículas por ano, somente em Natal.

A estrutura da escola conta com duas Cozinhas Pedagógicas, Laboratório de Panificação e Confeitaria e Laboratório de Alimentos e Bebidas. Este Espaço Gastronômico ganhou o nome de Jessé Freire, em referência ao único potiguar a ocupar a Presidência da Confederação Nacional do Comércio (CNC).

Além disso, foram construídas seis salas de aula com vista para o mar e uma Biblioteca com os principais títulos que abordam segmentos de turismo, hospitalidade, gastronomia e lazer, espaço este que presta homenagem ao mestre Luís da Câmara Cascudo.

Memória

A história do Hotel-Escola Barreira Roxa começou em 1986, quando foi criada a Escola de Hotelaria e Turismo de Natal (EHTN), que tinha como foco a formação em nível básico de profissionais como garçons e cozinheiros.

Em 1993, a escola passou a ser administrada por um grupo suíço, conhecido como Instituto Internacional de Treinamento em Hotelaria e Turismo, passando a funcionar, também, como Departamento de Recursos Humanos da Empresa Estadual de Fomento ao Turismo do Rio Grande do Norte (EMPROTURN).