Sistema FIERN participa de Fórum de Inovação e Negócios em Indústria 4.0

28/01/2022   17h55

Com foco no desenvolvimento da indústria a partir de tecnologias de Informação e Comunicação, será realizado no dia 16 de fevereiro, às 14h, o Fórum de Inovação e Negócios em Indústria 4.0. Esta é a primeira edição de 2022 e será realizada no formato on-line. O evento busca conectar os agentes econômicos, com esforços voltados a soluções derivadas das tecnologias 4.0 e que impulsionam a transformação digital nas indústrias, nos comércios e nos serviços.

A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) é apoiadora dos Fóruns de Inovação e Negócios, uma iniciativa do Parque Científico Tecnológico do Rio Grande do Norte Augusto Severo (PAX/UFRN).

A gestora do Núcleo de Apoio à Inovação (NAGI) e representante da FIERN junto ao PAX, Susie Alves de Macedo explica que o fórum promove a participação ativa de empresas oferecendo salas de soluções nas quais os pesquisadores apresentam projetos em desenvolvimento, estudos, tendências e articulação para disponibilização de tecnologias aplicáveis ao mercado.

E acrescenta que a aplicação dessas soluções impacta na automação da previsão e planejamento da produção e da gestão da produção e aumento de produtividade. “Como resultados efetivos espera-se promover conexões 4.0 visando mapear os grupos das mais diversificadas áreas atuantes no tema, para produzir um portfólio de projetos potencialmente inovadores”, afirma.

O Sistema FIERN, conta Susie Macedo, articulou a participação do professor Jefferson Gomes, superintendente de Inovação do SENAI/CNI, para a mesa redonda de abertura do evento.  “A ex-reitora da UFRN e responsável pela implantação do Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo, a professora Ângela Paiva, mais uma vez, convidou o Sistema FIERN e SENAI para compor a mesa redonda que trata sobre o tema ‘A Tríplice Hélice no Impulsionamento Digital Brasileiro’”, observa.

A mesa contará com representantes da academia, do Sistema Indústria – Confederação Nacional da Indústria (CNI) – e do governo com ações centradas no impulsionamento da Indústria 4.0, envolvendo a participação das empresas assistidas pela FIERN/NAGI/SENAI-RN no evento, de forma a fortalecer a conexão entre as instituições e o ambiente produtivo no estado.

Iniciados em 2021, os fóruns abordaram temas de grande importância econômica para o Rio Grande do Norte, tais como: saúde, agronegócios, energias renováveis, óleo & gás, mineração, cerâmica, cosméticos, além dos workshops com temas cidades sustentáveis e diversidades nos setores de saúde e energético.

Sobre o palestrante

Jefferson Gomes é doutor em Engenharia Mecânica pela UFSC, em cooperação com a RWTH-Aachen – Alemanha, atua como professor do ITA, locado no Centro de Competência em Manufatura-CCM. Ele é diretor da Fraunhofer Project Center FPC@ITA, relação de cooperação entre Sociedade Fraunhofer com o Centro de Competência em Manufatura do ITA, trabalha em projetos com o Fórum Econômico Mundial (WEF) relacionados com a quarta revolução industrial. Já foi consultor da UNESCO para o mesmo tema e do Banco Mundial para educação tecnológica do futuro além de ter sido diretor-presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT), e, atualmente, é o superintendente de Inovação do SENAI/CNI.

Serviço

As inscrições para o Fórum podem ser feitas pelo link: https://paxrn.imd.ufrn.br/paxeventos/paginaEvento/finindT