FIERN participa de reunião sobre criação de Programa de Energias Renováveis

8/02/2018   07h14

O Sistema FIERN, através do presidente do Conselho de Energias Renováveis (COERE), Sérgio Azevedo, da Diretora do CTGÁS-ER (Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis), Cândida Amália, e do técnico do Espaço Empresarial da FIERN, Marcelo Nepomuceno, participou de uma reunião no SEBRAE-RN, sobre “Energias Renováveis de Mini e Micro Geração Distribuída – Criação de um Programa de Energias Renováveis”. Também estiveram presentes o superintendente e o diretor do SEBRAE, respectivamente, Zeca Melo e Eduardo Viana, além de representantes da Cosern e do BNB.

Durante o evento, Sérgio Azevedo enfatizou a relevância da congregação de esforços em prol da disseminação de informações e articulações sobre um setor que se aponta como uma das matrizes de desenvolvimento econômico e chamou atenção também para a importância da criação de um sistema que pudesse simular possíveis cenários para futuros investimentos. Cândida Amália sugeriu a criação de “Clínicas Tecnológicas”, para orientar e esclarecer possíveis interessados sobre energias renováveis, e a criação de mini cursos de qualificação na área.

Zeca Melo ressaltou que o Programa não tem um “dono”, visto que todos são interessados diretos pela sua implementação. Ele propôs que as “Clínicas” sugeridas pela diretora do CTGÁS-ER funcionassem com atendimentos de técnicos do Centro, durante dois dias na semana, na própria sede do SEBRAE, onde o BNB já realiza atendimentos nesse mesmo formato.

O Gerente de Negócios do BNB, Thiago Dantas, fez uma explanação da atuação do banco no financiamento de novos projetos, através do FNE SOL. Ele disse que o RN está na frente de estados como a Bahia, apresentando números que sinalizam mais de sessenta empresas beneficiadas com recursos da ordem de 10 milhões de reais. Informou ainda que dispõe de uma relação empresas integradoras que apresentam projetos ao banco.

Marcelo Dantas, do Espaço Empresarial FIERN falou da necessidade de criação de um programa de qualificação de fornecedores, que contemple as empresas integradoras, as empresas beneficiadas e fornecedores. Sugeriu que esse programa seja elaborado pelo IEL-RN, a exemplo de outra ação semelhante desenvolvida no passado.

Uma nova reunião ficou agendada o dia 26 de fevereiro, às 14 horas, no SEBRAE, quando será formado um grupo de trabalho, dentre outras providências, e definido um calendário de seminários por região, para divulgação sobre o tema, aproveitando a capilaridade dos parceiros.