Sistema FIERN participa de rodada de negócios sobre energias renováveis no Sebrae

23/09/2019   17h20

O Sistema FIERN participou, na tarde desta segunda-feira, 23, do Encontro de Negócios do Setor Fotovoltaico, realizado na sede do Sebrae-RN. O evento foi criado para mostrar as vantagens desse tipo de sistema elétrico e facilitar a contratação de financiamento para essa operação. Para isso reuniu os agentes financeiros com linhas de crédito voltadas para essa matriz, avaliadores de viabilidade de projetos de instalação e as empresas que fazem a instalação e manutenção dos painéis fotovoltaico para retirar as dúvidas de quem pretende adotar esse sistema.

Durante o evento, técnicos do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis fizeram estudos de viabilidade para implantação dos painéis fotovoltaicos, que ajudam no momento da contratação da implantação para os participantes. A engenheira eletricista CTGAS-ER, Daniela Dantas Reis, explicou o processo. “Hoje aqui o CTGAS-ER participa fazendo análise técnico-econômica para os clientes que desejam ter um suporte de informações de uma instituição que é imparcial no mercado. Pegamos os dados dos clientes, temos um software apropriado para fazer simulação dos estudos do sombreamento e qual seria a potência gerada por essa micro geração, a partir daí temos uma informação bastante segura para passar para o cliente a respeito desse empreendimento que querem fazer em sua empresa”.

Um exemplo é Rita de Cássia Ramos, das empresas Phytoactive e Empório do Licor, que estava na rodada de negócios em busca de informações. “Eu já participo do projeto Produto Potiguar, então apareceu essa oportunidade, e estou aqui para ouvir as propostas. Desejo colocar minhas empresas e granja para funcionar com energia solar”, afirmou a empresária, que participou juntamente com Alysson Holanda, da Cervejaria Holanda, também pretendente à energia fotovoltaica, e Guido Salvi, agente de mercado do Sistema FIERN.

Já o empresário Ciro Melo, da Cerâmica TM, disse que busca a substituição energética também por uma questão de sustentabilidade. “Dentro desta nova perspectiva do desenvolvimento sustentável, pretendemos inserir a energia fotovoltaica em nossa indústria e em nossas lojas. Vamos verificar e avaliar as propostas apresentadas. A depender das condições e financiamentos podemos tornar a energia solar viável para nossos negócios”.

Participaram da rodada de negócios como integradoras as empresas Fidias Engenharia, Yellowgreen Engenharia, M&R Engenharia, Ashton Comércio e Serviços, R. P. Engenharia, SMART – Energias Renováveis, MEGGA Solar, Gouveia Engenharia, Fhoton, H&B Soluções (Mossoró), Servindu (Mossoró), Gerar, Solist, W.T, IT Solar, Brasolar, New Energy, Natal Sol Energy, Jopavi, Hometec Soluções Inteligentes.

Participaram ainda os agentes financeiros Banco do Nordeste, Sicoob, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil; e como analistas das propostas o Centro de Educação e Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER).

Jô Lopes – jornalista – Unicom/Sistema FIERN