Sistema FIERN, por meio do IEL/RN, celebrou resultados do primeiro Edital de Inovação Soluções 4.0

4/01/2022   16h34

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL) realizou em 2021, com apoio da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), o primeiro Edital Inovação Soluções 4.0, de incentivo a startups para inovação voltada às indústrias. O projeto consistiu em identificar empresas investidoras, bem como startups, para dar oportunidade à conversão de ideias e definições estratégicas, de modo a viabilizar soluções que foram transformadas em resultados reais e proporcionaram experiências inovadoras e rentáveis para o mercado, com 14 empresas investidoras e 23 startups identificadas.

De acordo com o superintendente do IEL-RN, Juan Saavedra, o resultado é importante porque representa o esforço da equipe e beneficiou tanto o segmento empresarial já firmado no mercado, quanto os que estão trilhando o caminho para o sucesso, como é o caso das startups. “Os resultados desse edital fizeram uma conexão entre empresas investidoras e startups contribuindo para o desenvolvimento econômico do nosso estado”, destacou o superintendente.

Juan Saavedra, superintendente do IEL/RN

De acordo com a gestora do Núcleo de Apoio à Gestão da Inovação (NAGI-FIERN), Susie Alves Macedo, um dos grandes desafios foi a captação de empresas investidoras. “Essas empresas precisavam ter potencial para alavancar empreendimentos e captar startups que disponham ou construam negócio sustentável, escalável, de inovação, gestão, com base tecnológica, digital ou inovação social”, diz Susie.

Vinte e três startups com soluções inovadoras para aumento de competitividade e 14 empresas e instituições com potencial para investir nesses projetos aderiram e preencheram os critérios do edital do Programa Soluções 4.0 – Negócios Inovadores, lançado pelo Sistema FIERN, por intermédio do IEL-RN.

As startups que aderiram ao edital – e tiveram seus projetos aprovados pela Comissão de Análise – apresentaram diversas soluções, desde automação a melhorias de relacionamentos com fornecedores e logística. Por meio do edital, foi realizada mentoria com membros participantes do programa com o objetivo de aperfeiçoar e avaliar as startups selecionadas, com apoio na construção/preparação do pitch para as indústrias e apresentação do pitch para as indústrias investidoras.

O edital de Inovação do IEL-RN foi aberto em julho e envolveu, basicamente, três fases: na primeira, se inscreveram startups interessadas em apresentar ideias inovadoras para empresas investidoras; na segunda, ingressaram as empresas que desejavam conhecer novos projetos, investir em inovação com foco em negócios sustentáveis, escaláveis e de base tecnológica. Depois, as empresas receberam do IEL as análises das inscrições das startups, apresentando seu portfólio de soluções, e indicaram seu interesse em aportar investimentos.

Amaro Sales, presidente do Sistema FIERN

No dia 27 de outubro, na Casa da Indústria, foi realizado o primeiro encontro presencial entre os integrantes do Programa Soluções 4.0 – Negócios Inovadores, com a presença de diretores e gestores do Sistema FIERN. Na abertura do evento, o presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales de Araújo, defendeu a importância de aproximar as empresas do ambiente de inovação e tecnologia. E ressaltou que o edital atendia um pedido direto de sua gestão à frente da Federação.

“Este evento encerrou uma caminhada de anos no sentido de aproximar investidores da indústria de quem produz soluções que podem ser usadas para melhorar os processos e criar novos produtos. Neste momento de dificuldades, é importante buscar novas vias para manter os negócios”, disse o presidente Amaro Sales, antecipando que haverá uma segunda edição do edital em 2022.

O diretor de Inovação da FIERN, Djalma Barbosa Cunha Jr., destacou que o evento foi um marco. “Conectamos as soluções que são criadas pelas startups aos empresários que querem entrar como investidores. Foram apresentadas soluções em diversas áreas aos empresários para que possamos efetivar trabalhos de mentoria e de investimentos”, disse.

Djalma Barbosa da Cunha Júnior, diretor de Inovação da FIERN Foto: Moraes Neto

*Este texto faz parte da série “Retrospectiva”, que o Sistema FIERN vem publicando com um balanço dos resultados que alcançou em 2021. O Sistema é composto por SENAI-RN, SESI-RN, IEL e Federação das Indústrias do estado (FIERN).