Sistema FIERN realiza Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho

9/09/2019   14h27

O Diretor Regional do Serviço Nacional de Aprendizagem (SENAI-RN), Emerson Batista; e o Diretor Operacional do Serviço Social da Indústria (SESI-RN), Gontran Azevedo, fizeram a abertura da I Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho (I SIPAT) do Sistema FIERN, voltada à prevenção, tanto no que diz respeito a acidentes do trabalho quanto a doenças ocupacionais, realizada pelas Comissões Internas de Prevenção de Acidentes do Trabalho (CIPA’s) da FIERN, SESI, SENAI e IEL.

“Estamos reunidos com o propósito de prevenir e discutir esse tema tão importante em nossas vidas que é a prevenção de acidentes no trabalho”, afirmou Emerson. “Este é um momento para aprender e também rever nosso comportamento no ambiente do trabalho no que se refere à segurança e prevenção”, complementou Gontran.

Para Francineide Dias Lucas da Silva, presidente da CIPA do SESI-RN, participar da CIPA requer atenção e comprometimento. “Aprendi muito com o grupo, hoje considero muito importante participar da CIPA e participar dessa semana que é a SIPAT, além de poder falar e discutir sobre a prevenção e a segurança no trabalho”, disse.

Ana Daniele do Nascimento Granjeiro, vice-presidente da CIPA do SENAI-RN, também falou sobre a SIPAT. É importante para que os funcionários tomem conhecimento da CIPA, que é formada para que se evite acidentes de trabalho dentro da empresa”, explicou.

Ana Helena da Silva, representante da CIPA/FIERN, e técnica de segurança no trabalho, é momento imprescindível. “Estamos abordando o tema vida saudável, que é um processo muito importante que se trata da saúde e segurança no trabalho”, acrescentou.

Rebeka Fernandes de Medeiros França, representante do IEL-RN, destacou a importância do evento para sensibilização de todos. “Sensibiliza  colaboradores e gestores à uma vida mais saudável, onde, o corpo e a cabeça deverão estar interligados em prol deste objetivo.  A I SIPAT é um marco do mandato, que passou o período 2018-2019 em estruturação e internalização das normas, atingindo o seu ápice neste evento”, concluiu.

A programação, que segue até dia 12, inclui palestras “Prevenção ao suicídio, por Salesia Medeiros (Unimed Natal) Ginástica laboral, palestra “Saúde Bucal”, por Rodrigo Mafra (Uniodonto), palestra “Saúde emocional no trabalho”, por Alena Araújo, psicóloga do Sistema FIERN, e um lounge para massoterapia e descanso e lanches.

SIPAT

A SIPAT tem como finalidade básica divulgar, orientar e promover a prevenção de acidentes, segurança e saúde no trabalho. Tem o propósito de fazer com que os funcionários resgatem valores esquecidos no dia-a-dia, tratem de segurança, mas que também pratiquem segurança, desenvolvendo a consciência da importância de se eliminar os acidentes do trabalho e de criar uma atitude vigilante, permitindo reconhecer e corrigir condições e práticas nocivas ao ambiente de trabalho.  (Veja mais fotos abaixo).

Por Jô Lopes – jornalista – Unicom/Sistema FIERN