Sistema FIERN sedia seminário da Sudene sobre gestão sustentável

10/09/2018   16h22

A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) sediou, nesta segunda-feira (10), o seminário “Fortalecimento da Gestão Municipal para o Desenvolvimento Local”, realizado pela Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). Na abertura, o Diretor de Inovação da FIERN Djalma Barbosa Júnior representou o Presidente da FIERN, Amaro Sales de Araújo. “No nosso modelo de gestão proposto para os próximos anos a ideia é que o Sistema “saia da caixa”, que vá até às indústrias verificar o que a indústria precisa”, disse Djalma.

A abertura também contou com a presença do Secretário de Estado do Planejamento, Gustavo Nogueira, que elogiou a iniciativa de debater o tema. “Esse é um tema importante num momento difícil que estamos vivendo. Precisamos pensar o desenvolvimento sustentável. E também, precisamos repensar o estado brasileiro, e priorizar as reformas”, afirmou.

Ele explicou que o modelo adotado até agora no Brasil está falido. “The Game Over” (fim de jogo), disse o Secretário, ao se referir ao modo de governar exploratório, falou dos altos salários dos três poderes, e da forma viciosa de gestão. “Esse modelo acabou. O que existiu até agora foi uma apropriação do excedente público pelos recebedores de salários elevados em função de outros. As reformas se fazem necessárias e urgentes”, disse.

A programação do evento contou com a apresentação do Programa +Gestão, pela Coordenadora de Infraestrutura e Meio Ambiente da Sudene, Isis Moreira, e a palestra “Gestão Municipal para o Desenvolvimento Local e Sustentável”, ministrada pela professora da Universidade Federal de Campina Grande/PB, Maria de Fátima Martins.

Também aconteceram apresentações das instituições convidadas: SEPLAN, SICONV, BNDES, SEBRAE, e FEMURN seguidas de debate e encerramento.

Por Jô Lopes
Unicom – Sistema FIERN