Soldados do Exército Brasileiro aprendem a operar empilhadeira em curso do SENAI

8/03/2019   09h24

 

Uma turma de soldados que atua no Exército Brasileiro está participando do curso de qualificação de Operação de Máquinas Pesadas no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do Amapá.

 

Ao término do curso, o profissional estará apto a manejar máquinas pesadas podendo atuar no setor de logística de fábricas, supermercados ou no segmento da construção civil. “Com apenas algumas aulas teóricas, apresentamos o equipamento para os alunos e explicamos sobre a capacidade de carga, a maior parte do curso é prático”, destacou o instrutor da área de Operações de Máquinas e Segurança no Trabalho, Israel Silva.

 

Segundo o instrutor, esta é uma profissão considerada atemporal, pois a necessidade do fator humano no manuseio da empilhadeira ainda não foi descartada. “As tecnologias estão em evolução, mas por motivo de segurança plena, o operador tende a ser necessário por longas décadas”, frisou.

 

Paulo Ubiratan, 19 anos, disse que esse é o primeiro curso que faz no SENAI, mas voltará para fazer outros. “Vimos a necessidade de participar de um treinamento para operar a empilhadeira, já que usamos essa máquina em várias atividades no Exército. O que estou aprendendo vou levar para o resto da vida e além de aplicar os conhecimentos adquiridos no Exército, pretendo usá-los também para ter uma profissão quando sair da Academia Militar”, destacou.