Solução criada pelo Centro de Inovação SESI Tecnologias para a Saúde vence Prêmio CBIC

12/12/2018   15h15
 Presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, e diretor de Operações do SESI, Paulo Mól, recebem a premiação

 

A solução SEIF (Segurança, Informação e Formação), desenvolvida pelo Centro de Inovação em Tecnologias para a Saúde do Serviço Social da Indústria (SESI), venceu o 22º Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade, na categoria Tecnologias de Informação para a Construção. O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, e o diretor de Operações do SESI, Paulo Mól, estiveram na premiação, que é uma iniciativa da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), realizada em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).

 

O prêmio foi entregue ao diretor de operações do SESI, Paulo Mól, nesta terça-feira (11), em Brasília, em cerimônia na qual foram anunciados os vencedores em outras quatro categorias – Sistemas Construtivos, Materiais e Componentes, Pesquisa Acadêmica e Gestão da Produção e Pesquisa e Desenvolvimento (P&D).

 

O objetivo do prêmio é reconhecer e divulgar soluções relacionadas à tecnologia e gestão de produção em construção civil, com foco em sustentabilidade dos empreendimentos. A inovação do CIS-TPS concorreu com projetos da Universidade de Brasília (Automatização do Fluxo de Informações Dentro do Processo BIM) e da Sinco Engenharia (Ciclo BIM na Construtora).

 

GESTÃO DE SEGURANÇA – A SEIF é uma plataforma de monitoramento e gestão de segurança no trabalho, composta por um aplicativo conectado a sensores embutidos em capacetes de trabalhadores. Por meio dela, gestores, equipes e responsáveis acompanham em tempo real o status de segurança dos trabalhadores e mapeiam situações de risco no ambiente de trabalho.

 

Entre outras funcionalidades, a SEIF possibilita controlar quem entra e sai do canteiro de obras e verificar o cumprimento das legislações de SST vigentes. Dessa forma, além de atuar na prevenção de acidentes de trabalho, favorece o aumento da produtividade e a redução de custos associados a afastamentos, multas e ações trabalhistas.

 

A solução foi desenvolvida pelo Centro de Inovação em Tecnologias para a Saúde em parceria com a construtora catarinense Pasqualotto&GT e está sendo utilizada na construção do maior edifício da América Latina, em Balneário Camboriú (SC). O complexo residencial, composto de 81 andares, será concluído em 2020 e envolve cerca de 300 trabalhadores. Após a fase piloto – de teste e validação – a SEIF foi disponibilizada na Plataforma Nacional de Soluções SESI. A solução pode ser utilizada por construtoras de qualquer porte.