Sondagem Construção RN: Atividade da Construção potiguar suaviza queda em julho

26/08/2021   13h39

 

 

 

A Sondagem Indústria da Construção, elaborada pela FIERN em parceria com a CNI/CBIC, aponta que, o índice de evolução do nível de atividade do setor atingiu 47,4 pontos em julho de 2021. Por se situar abaixo da linha divisória de 50 pontos, ele mostra queda na atividade com relação ao mês anterior, todavia em um ritmo menor que os observados nos levantamentos de abril, maio e junho, quando os indicadores alcançaram 42,4, 41,3 e 44,2 pontos, respectivamente. Este foi o nono mês consecutivo de retração das atividades da Construção potiguar.

 

Ademais, o índice encontra-se 3,9 pontos abaixo do registrado em julho de 2020 (51,3 pontos), mas 2,9 pontos acima da média para meses de julho (44,5 pontos). Em linha com a queda no nível de atividade, o número de empregados também caiu, após registrar aumento no mês anterior.

 

A Utilização da Capacidade Operacional (UCO), por sua vez, subiu três pontos percentuais em relação a junho, atingindo 41%. Esse patamar fica, entretanto, oito pontos abaixo da sua média histórica (hoje em 49%) e dois pontos aquém da utilização registrada em julho de 2020 (43%). Já o índice do nível de atividade efetivo em relação ao usual, que revela quanto aquecida se encontra a atividade da Indústria da Construção, atingiu 33,0 pontos (contra 28,7 pontos de junho), revelando que, na percepção dos empresários, a atividade estava abaixo do padrão usual para o período, tendência que se vem repetindo ininterruptamente desde outubro de 2013.

 

Em agosto de 2021, os índices de expectativa seguem acima da linha divisória de 50 pontos, indicando que os empresários da Indústria da Construção permanecem esperando aumento no nível de atividade, nas compras de insumos, nos novos empreendimentos e no número de empregados. A intenção de investimento, por sua vez, voltou a subir, alcançando 43,5 pontos: 3,7 pontos acima do índice de julho (39,8 pontos) e 10,2 pontos sobre o valor registrado em agosto de 2020 (33,3 pontos). Ressalte-se que essa é a terceiro aumento consecutivo do indicador, acumulando alta de 14,3 pontos no período.

 

Comparando-se os indicadores avaliados pela Sondagem Indústria da Construção potiguar com os resultados nacionais divulgados em 25/08 pela CNI, observa-se que, de um modo geral, as avaliações convergiram, com a diferença de que na indústria nacional, o nível de atividade registrou o segundo mês consecutivo de avanço (indicador de 51,0 pontos); o emprego apontou estabilidade (índice de 50,0 pontos); e a Utilização da Capacidade Operacional (UCO) não se alterou em relação ao mês anterior, em 64%, o que correspondeu ao patamar mais elevado para um mês de julho desde 2014, quando alcançou 69%.

 

Evolução Mensal da Indústria

Os resultados da Sondagem Indústria da Construção CNI/CBIC/FIERN, realizada entre os dias 2 e 11 de agosto de 2021, mostram que a atividade do setor continuou em queda em julho, embora em um ritmo inferior à registrada no mês anterior. E, na opinião dos empresários, estava abaixo do padrão usual para o período, tendência que vem sendo observada desde fevereiro de 2013, de acordo com a série histórica mensal da Sondagem.

 

O indicador do nível de atividade cresceu 3,2 pontos em julho de 2021, passando de 44,2 para 47,4 pontos, mas continua abaixo da linha divisória de 50 pontos, mostrando queda em relação ao mês anterior. O indicador se encontra 3,9 pontos abaixo do registrado em julho de 2020 (51,3 pontos).

 

Para mais informações, acesse a Sondagem Indústria da Construção do RN