Sondagem/FIERN mostra que queda da produção foi menos intensa em janeiro

22/02/2019   15h52

A Sondagem das indústrias Extrativas e de Transformação do Rio Grande do Norte, elaborada pela FIERN, revela que, no mês de janeiro, a produção industrial potiguar registrou declínio pelo segundo  mês consecutivo, mas com recuo menos intenso. Acompanhando o desempenho negativo da produção, o nível médio de utilização da capacidade instalada (UCI) passou de 72% para 69%, e foi considerado pelos empresários consultados como abaixo do padrão usual para meses de janeiro, comportamento que se vem repetindo ininterruptamente desde agosto de 2018. Em linha com a queda da produção, o emprego industrial também recuou entre dezembro e janeiro. Os estoques de produtos finais sofreram queda moderada e ficaram abaixo do nível planejado pelo conjunto da indústria.

Apesar da queda generalizada nos indicadores de produção, as expectativas dos empresários industriais para os próximos seis com relação à demanda, ao número de empregados, às compras de matérias-primas e às exportações continuam positivas. A intenção de investimento, por sua vez, voltou a subir, e alcançou o maior valor da série histórica iniciada em novembro de 2013.

Quando comparados os resultados por porte de empresa pesquisado, observa-se, em alguns aspectos comportamento divergente. As pequenas indústrias reportaram queda na produção e nos estoques de produtos finais; seguem pessimistas com relação ao número de empregados e preveem estabilidade da quantidade exportada de seus produtos. As médias e grandes empresas, por sua vez, sinalizaram queda na produção e estabilidade nos estoques de bens finais; e esperam aumento no pessoal ocupado e nas vendas externas nos próximos seis meses.

Comparando-se os indicadores avaliados pela nossa Sondagem Industrial com os resultados divulgados em 22/02 pela CNI para o conjunto do Brasil, observa-se que, de um modo geral, as avaliações convergiram, com a diferença de que na indústria nacional a utilização da capacidade instalada (UCI) aumentou 1 ponto percentual entre dezembro e janeiro, alcançando 66% – maior percentual para o mês dos últimos quatro anos -, e os estoques de produtos finais ficaram ajustados ao nível planejado pelas empresas.

Confira a íntegra da Sondagem da Industrial – jan/2019 aqui:

Para maiores informações sobre a Sondagem nacional, favor acessar o link: