Sondagem/FIERN: Produção industrial potiguar cai em fevereiro

23/03/2020   12h26

A Sondagem das indústrias Extrativas e de Transformação do Rio Grande do Norte, elaborada pela FIERN, revela que a produção industrial potiguar caiu em fevereiro de 2020, mostrando que a reação positiva registrada em janeiro não se manteve, segundo a percepção dos empresários, influenciada, provavelmente, pelo acúmulo de estoques de produtos finais pelas empresas de maior porte. No conjunto da indústria, acompanhando o desempenho negativo da produção, o nível médio de utilização da capacidade instalada (UCI) passou de 72% para 69%, e foi considerado pelos empresários consultados como abaixo do padrão usual para meses de fevereiro.

Como a ociosidade ainda é alta, o número de empregados registrou queda, ainda que menor do que no mês de janeiro. Além disso, os estoques de produtos finais voltaram a subir, e ficaram acima do nível planejado pelo conjunto da indústria. Nesse cenário desfavorável, os índices de expectativa dos empresários recuaram em março. Os industriais ainda esperam aumento na demanda, no número de empregados, nas compras de matérias-primas e nas exportações, mas o otimismo se reduziu.

A intenção de investimento, por seu turno, voltou a crescer na passagem de fevereiro para março. Quando comparados os dois portes de empresa pesquisados, observam-se, em alguns aspectos, comportamento divergente. As pequenas indústrias apontaram recuo no número de empregados e estoques de produtos finais em queda e abaixo do planejado.

As expectativas para os próximos seis meses são de estabilidade nas exportações, e retração da demanda, no número de empregados e nas compras de matérias-primas; e o indicador da intenção de investimento voltou a cair. As médias e grandes empresas, por sua vez, assinalaram estoques de produtos finais em alta e acima do nível desejado. As perspectivas em relação aos próximos seis meses, são positivas em todos os indicadores, embora o otimismo tenha se reduzido em relação ao levantamento anterior. Já a intenção de investimento voltou a crescer.

Comparando-se os indicadores avaliados pela nossa Sondagem Industrial com os resultados de fevereiro, divulgados em 20/03 pela CNI para o conjunto do Brasil, observa-se que, de um modo geral, as avaliações convergiram, com a diferença de que os empresários nacionais apontaram leve alta no número de empregados; e estoques de produtos finais praticamente estáveis e dentro do planejado pelas empresas.

EVOLUÇÃO MENSAL DA INDÚSTRIA

Os resultados da Sondagem das Indústrias Extrativas e de Transformação do Rio Grande do Norte, realizada entre os dias 2 e 11 de março de 2020, mostram que a atividade industrial caiu em fevereiro na comparação com janeiro. O indicador de evolução da produção caiu 9,9 pontos em fevereiro de 2020, passando de 52,2 para 42,3 pontos, mostrando queda na produção, comparativamente ao mês anterior (valores abaixo de 50 pontos indicam retração).

Na comparação com fevereiro de 2019, o índice decresceu 6,1 pontos (48,4 pontos). O comportamento da produção industrial é semelhante quando tomamos por base o porte da empresa pesquisada. Tanto as pequenas quanto as médias e grandes indústrias registraram queda na produção na passagem de janeiro para fevereiro, conforme indicadores de 38,9 e 43,4 pontos, respectivamente.

Para maiores informações sobre a Sondagem nacional, favor acessar o link: http://www.portaldaindustria.com.br/estatisticas/sondagem-industrial/