Sondagem Industrial: Produção industrial potiguar segue aquecida em julho

20/08/2021   10h52

A Sondagem das Indústrias Extrativas e de Transformação do Rio Grande do Norte, elaborada pela FIERN, mostra que, em julho, o nível de produção industrial registrou crescimento na comparação com o mês anterior. Destaque-se que este é o terceiro mês seguido de alta da produção. Acompanhando esta tendência, o nível médio de utilização da capacidade instalada (UCI) passou de 71% para 76%, e foi considerado pelos empresários consultados como de acordo com o usual para meses de julho. Adicionalmente, o emprego industrial voltou a crescer (indicador de 55,3 pontos), após dois meses consecutivos exibindo queda. Além disso, os estoques de produtos finais registraram leve aumento, mas ficaram abaixo do nível planejado pelo conjunto da indústria. As expectativas para os próximos seis são positivas, ou seja, os empresários potiguares esperam crescimento da demanda, do número de empregados, das compras de matérias-primas e das exportações. A intenção de investimento também voltou a subir – aumento de 7,8 pontos na comparação com julho e de 14,2 pontos em relação a agosto de 2020.

Quando comparados os dois portes de empresa pesquisados, observam-se, em alguns aspectos, comportamentos diferenciados. As pequenas indústrias apontaram estabilidade na produção, após dois meses seguidos de alta; utilização da capacidade abaixo do usual para o mês; queda nos estoques de produtos finais, depois de dois meses com acúmulo; e preveem que o número de empregados e a quantidade exportada não se alterarão nos próximos seis meses. Já as médias e grandes empresas assinalaram aumento na produção; utilização da capacidade acima do usual para meses de julho; acúmulo de estoques, seguidamente a registros de baixa em maio e junho; e vislumbram crescimento no emprego e nas exportações nos próximos seis meses.

Comparando-se os indicadores avaliados pela nossa Sondagem Industrial com os resultados divulgados em 19/08 pela CNI para o conjunto do Brasil, observa-se que, de um modo geral, as avaliações convergiram, com a diferença de que os empresários nacionais apontaram que a utilização da capacidade instalada ficou estável em 71% na passagem de junho para julho, mas ainda é considerada inferior à usual para o período; e os estoques de produtos finais caíram comparativamente ao mês anterior.

Evolução mensal

Os resultados da Sondagem das Indústrias Extrativas e de Transformação do Rio Grande do Norte, realizada entre os dias 2 e 11 de agosto de 2021, mostram que, a produção industrial potiguar cresceu pelo terceiro mês consecutivo em julho.

O indicador de evolução da produção subiu 3,8 pontos em julho de 2021, passando de 55,6 para 59,4 pontos, mostrando aumento em relação ao mês anterior. Na comparação com julho de 2020, o índice decresceu 2,2 pontos (61,6 pontos). O comportamento da produção industrial é divergente, quando tomamos por base o porte da empresa pesquisada. Entre as pequenas indústrias, o indicador passou de 61,1 para 50,0 pontos, revelando estabilidade na produção. Já as médias e grandes empresas apontaram crescimento, conforme indicador de 62,5 pontos (contra 53,8 pontos do levantamento de junho).

O indicador de evolução do número de empregados ampliou-se 6,7 pontos em julho de 2021, passando de 48,6 para 55,3 pontos, mostrando aumento no emprego em relação ao mês anterior. Na comparação com julho de 2020, o indicador apontou alta de 11,1 pontos (44,2 pontos). Desmembrando-se os resultados pelo tamanho da empresa, observa-se crescimento no emprego nos dois portes analisados. O indicador das pequenas empresas subiu 7,7 pontos, passando de 44,4 para 52,1 pontos. Já o das médias e grandes avançou 6,3 pontos, de 50,0 para 56,3 pontos (valores acima de 50 pontos indicam aumento).

Leia no link que seque as informações e a analise na íntegra da Sondagem Industrial:

A Sondagem nacional está disponível no link: