Sondagem Industrial: produção potiguar cresce menos em agosto

23/09/2021   16h39

A Sondagem das Indústrias Extrativas e de Transformação do Rio Grande do Norte, elaborada pela FIERN, mostra que, a produção do conjunto da indústria potiguar registrou novo aumento, embora menos intenso do que em julho. O índice de evolução da produção atingiu 56,8 pontos, acima da linha divisória de 50 pontos que separa queda de alta. Destaque-se que este é o quarto mês consecutivo em que os empresários potiguares apontam expansão da produção frente ao mês anterior. Acompanhando o menor incremento da produção, o nível médio de utilização da capacidade instalada (UCI) caiu um ponto percentual, passando de 76% para 75%, e foi considerado pelos empresários consultados como abaixo do usual para meses de agosto. Adicionalmente, o emprego industrial voltou a crescer (indicador de 53,0 pontos), ainda que em menor ritmo do que na Sondagem de julho. Além disso, os estoques de produtos finais voltaram a cair e ficaram abaixo do nível planejado pelo conjunto da indústria.

Todos os índices de expectativas seguem acima dos 50 pontos em setembro, revelando perspectivas positivas para os próximos seis meses. Contudo, em comparação com o levantamento de agosto, as variáveis pesquisadas apresentaram oscilações negativas, o que mostra um certo arrefecimento do otimismo, à exceção das expectativas quanto ao número de empregados, que cresceu. A intenção de investimento, por sua vez, voltou a cair – recuo de 5,2 pontos na passagem de agosto para setembro e de 0,3 ponto em relação a igual mês de 2020.

Quando comparados os dois portes de empresa pesquisados, observam-se, em alguns aspectos, comportamentos diferenciados. O menor ritmo de crescimento de agosto foi puxado pela moderação do desempenho das médias e grandes indústrias, ante maior impulso e equilíbrio das pequenas. As indústrias de menor porte apontaram utilização da capacidade igual do usual para o mês; e os estoques de produtos finais ficaram estáveis e dentro do planejado. Já as médias e grandes empresas assinalaram utilização da capacidade abaixo do usual para meses de agosto; e os estoques voltaram a cair e ficaram abaixo do nível desejado.

Comparando-se os indicadores avaliados pela nossa Sondagem Industrial com os resultados divulgados em 23/09 pela CNI para o conjunto do Brasil, observa-se que, de um modo geral, as avaliações convergiram, com a diferença de que os empresários nacionais apontaram que a utilização da capacidade instalada (UCI) aumentou um ponto percentual, para 72%, entre julho e agosto de 2021; e os estoques de produtos finais ficaram muito próximos da estabilidade (indicador de 49,7 pontos).

No link abaixo confira a análise na íntegra da Sondagem Industrial:

Para outras informações sobre a Sondagem nacional, acesse: https://static.portaldaindustria.com.br/media/filer_public/f6/e2/f6e2eb2a-fea3-4731-b793- d00cc877b53a/sondagemindustrial_agosto2021.pdf