Sondagem Industrial do RN: Avaliação de empresários é que a atividade permaneceu desaquecida em janeiro

16/02/2022   11h32

A Sondagem das indústrias Extrativas e de Transformação do Rio Grande do Norte, elaborada pela FIERN, mostra que, na avaliação da maioria dos empresários a atividade industrial potiguar permaneceu desaquecida na passagem de dezembro de 2021 para janeiro de 2022. Acompanhando o desempenho negativo da produção, o emprego também recuou. O nível médio de utilização da capacidade instalada (UCI), por sua vez, subiu de 67% para 69%, e foi considerado pelos empresários consultados como abaixo do padrão usual para o mês, comportamento que se vem repetindo ininterruptamente desde agosto de 2018.

Além disso, os estoques de produtos finais caíram e ficaram abaixo do nível planejado pelo conjunto da indústria. No que tange às expectativas para os próximos seis meses, em fevereiro de 2022, os empresários mostram-se otimistas quanto à evolução da demanda, das compras de matérias-primas e das exportações, todavia preveem queda no número de empregados.

A intenção de investimento, por sua vez, voltou a subir – aumento de 16,8 pontos na comparação com janeiro de 2022 e de 6,2 pontos em relação a fevereiro de 2021. Quando comparados os resultados por porte de empresa, observam-se, em alguns aspectos, dinâmicas diferenciadas. As pequenas indústrias reportaram que os estoques de produtos finais caíram e ficaram abaixo do planejado; preveem estabilidade da demanda nos próximos seis meses, mas estão pessimistas quanto à evolução das compras de matérias-primas e da quantidade exportada de seus produtos.

As médias e grandes empresas, por seu turno, sinalizaram que os estoques aumentaram, mas ficaram dentro do nível desejado; e esperam aumento na demanda, nas compras de insumos e nas exportações nos próximos seis meses. Comparando-se os indicadores avaliados pela nossa Sondagem Industrial com os resultados divulgados em 15/02 pela CNI para o conjunto do Brasil, observa-se neste desempenho divergente em algumas variáveis: os empresários apontaram que os estoques de produtos finais se encontravam praticamente no nível planejado pelas empresas (indicador de 49,9 pontos); e preveem crescimento no número de empregados nos próximos seis meses (índice de 52,1 pontos).

EVOLUÇÃO MENSAL DA INDÚSTRIA

Os resultados da Sondagem das Indústrias Extrativas e de Transformação do Rio Grande do Norte, realizada entre os dias 1º e 10 de fevereiro de 2022, mostram que a produção industrial potiguar caiu em janeiro de 2022 na comparação com dezembro de 2021. O indicador de evolução da produção decresceu 1,0 ponto em janeiro de 2022, passando de 44,0 para 43,0 pontos, mostrando queda na produção, comparativamente ao mês anterior (valores abaixo de 50 pontos indicam queda). Na comparação com janeiro de 2021, o índice recuou 4,8 pontos (47,8 pontos). O comportamento da produção industrial é semelhante quando tomamos por base o porte da empresa pesquisada. Tanto as pequenas quanto as médias e grandes indústrias registraram retração na produção em janeiro de 2022, conforme indicadores de 42,5 e 43,2 pontos, respectivamente.

A informações completas sobre a Sondagem Industrial do RN em janeiro estão no link:

Para maiores informações sobre a Sondagem nacional, segue o link : https://static.portaldaindustria.com.br/media/filer_public/0f/0e/0f0efa60-b5ac-4230-87ce6e27fcfe31ce/sondagemindustrial_janeiro2022.pdf