Sondagem sobre investimentos em Indústria 4.0 no RN em 2018

10/09/2018   15h20

A presente sondagem especial tem como objetivo averiguar o grau de utilização de tecnologias digitais pela indústria potiguar dos setores extrativo e de transformação e a intenção de investimentos destinados à essas tecnologias em 2018. A consulta foi realizada com 80 empresas entre os dias 24 de janeiro e 19 de março de 2018. Pesquisa com o mesmo tema foi realizada pela FIERN/CNI em 2016, com o título Manufatura Avançada ou Indústria 4.01. Todavia, a comparação dos resultados nos dois períodos ficou comprometida em virtude de diferenças nas composições e tamanhos amostrais.

Em relação aos resultados nacionais de 2018, deve-se considerar que estes se referem apenas às grandes indústrias (250 ou mais empregados), enquanto a amostra potiguar inclui empresas a partir de 35 empregados. Dessa maneira, a sondagem Investimentos em Indústria 4.0 constatou que, enquanto 73% das indústrias do conjunto do país utilizam pelo menos uma dentre 13 tecnologias digitais listadas na consulta, apenas 45% o fazem no estado. Mesmo assim, guardadas as devidas proporções, há convergência nos principais resultados. A comparação dos dois âmbitos também permite concluir que a média da indústria brasileira, independentemente de porte ou lugar, ainda se encontra em estágio inicial de digitalização, embora parte das grandes empresas já empreguem tipos mais avançados dessas tecnologias.

Confira a íntegra da Sondagem