Sondagem mostra que atividade da construção potiguar suaviza queda em outubro

29/11/2018   11h51

 

A Sondagem Indústria da Construção, elaborada pela FIERN, aponta moderação, no mês de outubro, em quase todos os aspectos avaliados. Em comparação com o mês de setembro, a atividade do setor registrou queda menos intensa (47,2 pontos), mas continuou abaixo do padrão usual para o período, tendência que se repete ininterruptamente desde outubro de 2013 (valores abaixo de 50 pontos indicam queda na atividade, e acima sinaliza crescimento). É importante assinalar que, mesmo desaquecida, o indicador de nível de atividade da construção em outubro foi o mais alto de 2018, e a quinto mais elevado se for considerada a série histórica iniciada em janeiro de 2014.

 

Acompanhando a suavização do desempenho negativo da atividade, o número de empregados também reduziu a queda. Por seu turno, os empresários apontaram aumento no nível médio de Utilização da Capacidade de Operação (UCO), cujo índice passou de 35% para 37% entre setembro e outubro. Em novembro, as expectativas dos empresários da Indústria da Construção para os próximos seis meses quanto ao nível de atividade, às compras de insumo e matérias-primas, à contratação de novos empreendimentos e serviço e ao número de empregados estão menos pessimistas em relação ao levantamento anterior. Por sua vez, a intenção de investimento voltou a subir e atingiu o maior valor desde maio de 2018, quando o indicador atingiu 28,2 pontos.

 

Comparando-se os indicadores avaliados pela Sondagem Indústria da Construção potiguar com os resultados nacionais divulgados em 28/11 pela CNI, observa-se que, de um modo geral, as avaliações convergiram, com a diferença de que os empresários nacionais estão otimistas com relação ao nível de atividade, às compras de insumos, aos novos empreendimentos e ao número de empregados nos próximos seis meses, enquanto os executivos potiguares seguem pessimistas, ainda que em menor intensidade do que no levantamento anterior.

 

Confira a Sondagem da FIERN na íntegra.

 

Para maiores informações sobre a Sondagem Nacional, favor acessar o link: http://www.portaldaindustria.com.br/estatisticas/sondagem-industria-da-construcao/