Tailândia pode ser a porta de entrada para o Brasil na Ásia, diz embaixador

13/07/2018   12h09

Pela posição geográfica estratégica que ocupa a Tailândia pode sediar um hub para o Brasil ter acesso comercial aos países asiáticos e o país usar o Brasil para negócios com a América do Sul e América do Norte. Essa possibilidade foi sugerida nesta sexta-feira, 13, pelo embaixador tailandês no Brasil, Surasak Suparat, que esteve na Casa da Indústria, para palestra sobre “Oportunidades e perspectivas de negócios na Tailândia”.

Também integravam a comitiva tailandesa a 2ª secretária, Phinchanan Panadamrang; o 2º secretário Paween Buskornreungrat; e a assessora do embaixador, Larissa Batista Nunes.

O evento, coordenado pelo Centro Internacional de Negócios da FIERN com a parceria da Embaixada Real da Tailândia, foi aberto pelo Diretor da Federação das Indústrias, Heyder Dantas, representando o presidente Amaro Sales de Araújo. Também participaram os diretores Silvio Torquato, Marcelo Rosado e Ednaldo Barreto.

Durante sua exposição, o embaixador citou as vantagens e incentivos logísticos e fiscais para se investir na Tailândia, como a localização geográfica, isenções de impostos para empresas, Zonas Especiais Econômicas, na fronteiras com os países vizinhos, infraestrutura e ambiente de negócio favorável, além de pacotes de incentivos especiais para determinados nichos tecnológicos.

“Damos muita importância à inovação e estamos com uma política de governo para incrementar a Indústria 4.0”, disse Surasak Suparat. Nesta perspectiva, o governo tailandês vem investindo em carros elétricos, eletrônicos inteligentes, robótica, aviação e logística. “Há muito incentivo para se investir em nosso país”, disse o embaixador.

O turismo é o principal motor de desenvolvimento da Tailândia. Em 2017, o país recebeu 35 milhões de turistas de países como China, Rússia e Coréia do Sul, entre outros. O país também se destaca na produção de borracha natural, sendo o maior produtor mundial, na agricultura, pesca, indústria cerâmica, de têxteis e couro, moveis, equipamentos médicos e eletro eletrônicos.

O comércio exterior entre Brasil e Tailândia é pequeno. Em 2017 o Brasil exportou 2,161 milhões de dólares e importou do país asiático 1,324 milhões de dólares. Essas visitas aos estados pelo embaixador tem como objetivo buscar aumentar os negócios entre os dois países.