Tecnologia e infraestrutura do IST Mossoró e do SENAI Ítalo Bologna impressionam empresários do petróleo e gás do ES

6/07/2022   17h05

Como parte da programação da Mossoró Oil & Gas Expo, um grupo de empresários capixabas da cadeia do petróleo visitou, na manhã desta quarta-feira (6), o Instituto SENAI de Tecnologias em Petróleo e Gás e o Centro de Educação Tecnológica Ítalo Bologna (CETIB), localizados em Mossoró/RN. Durante a visita técnica, os empresários enalteceram a infraestrutura e os projetos tecnológicos e de formação técnica das unidades.

Um dos empresários presentes na visita é Gênesis de Almeida, que realiza serviços de engenharia e inovação para o mercado de óleo e gás. “Fiquei muito surpreso com o que encontramos em termo de infraestrutura e de investimentos em tecnologia e equipamentos. O SENAI tem um nível de preparo muito competente e competitivo para a indústria local”, declara.

“O que pude ver é que as unidades são realmente muito bem equipadas e há projetos para utilização desses equipamentos, o que beneficia a indústria com a formação de bons profissionais. Acredito que isso pode ter um grande potencial de fomentar um ecossistema industrial na região”, completa o empresário.

O empresário Luiz Alberto Carvalho também esteve na visita ressaltou a qualidade do trabalho realizado no IST Mossoró e no SENAI Ítalo Bologna (CETIB). “Fiquei muito satisfeito e encantado com o trabalho realizado pelo SENAI-RN”, expressa.

Após as visitas, a comitiva foi recebida pelo diretor regional do SENAI-RN, Rodrigo Mello, que afirmou que o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial está à disposição dos empresários para fornecimento de serviços em inovação, tecnologia, pesquisa e formação. “Para o que precisarem, ficaremos muito satisfeitos em poder contribuir”, reiterou.

A visita foi guiada pelo diretor do IST Mossoró, Emery Costa, que apresentou a história e atuação das unidades e os laboratórios de inovação e formação. “O IST Mossoró foi criado para ser referência nos serviços do setor de petróleo e gás. E, com a retomada desse setor na região, nos destacamos como principais fornecedores de serviços tecnológicos”, aponta o diretor.

Especializado em Petróleo e Gás, o IST Mossoró é uma unidade moderna para apoiar o crescimento e o desenvolvimento da cadeia produtiva de petróleo e gás no RN e região. O instituto está preparado para executar com excelência diversos serviços técnicos para grandes, médias, pequenas e microempresas, nas mais variadas atividades industriais. O IST Petróleo e Gás possui equipe especializada, infraestrutura laboratorial de última geração e incentivo ao desenvolvimento de projetos.

Já o SENAI CET Ítalo Bologna atua na formação e qualificação de mão de obra a todos os atores da cadeia de Petróleo e Gás, com diversos cursos em diferentes especialidades, sendo considerado referência mundial na formação de soldadores.