Tecnologia será essencial para enfrentar mudança climática, próximo desafio global

18/11/2020   17h03

 

 

No mundo pós-Covid-19, a tecnologia será essencial para enfrentar o próximo grande desafio global, que será a mudança climática, avaliou o escritor e CEO da Futures Agency, Gerd Leonhard, no 12º Encontro Nacional da Indústria (ENAI). Para ele, o Brasil está no centro da transformação que ocorrerá nesse campo e pode ter uma década de sucesso se souber utilizar as tecnologias digitais para criar novos negócios e reduzir a desigualdade social.

 

“Após a Covid, a próxima onda será a mudança climática. O Brasil não pode perder a revolução da sustentabilidade global”, afirmou Leonhard, nesta terça-feira (17/11), no encontro promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) com correalização do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O futurista avalia que a sustentabilidade será tanto uma necessidade quanto um negócio lucrativo, como já apontam transações feitas em Bolsas de Valores em torno de empresas ambientalmente responsáveis.

 

Segundo ele, antes da crise da Covid-19, a tecnologia era vista como uma ferramenta ligada à eficiência, mas agora a prioridade é a resiliência aos desafios. Os negócios bem sucedidos serão aqueles que utilizarem a tecnologia para criar novas respostas com solidariedade, criatividade e agilidade.

 

O momento da pandemia, para ele, é de “bifurcação em uma estrada” e deve ser utilizado pela indústria para pensar o impensável.  “Temos de chegar no futuro à frente de nossos clientes e dar as boas vindas quando eles chegarem. É um momento para aprender, se juntar, fazer planos e ficar pronto quando o futuro recomeçar novamente”, afirmou.

 

Na sua visão, as dez tecnologias que fazem a 4ª Revolução Industrial – como big data, internet das coisas e computação quântica – irão convergir nos produtos e serviços dos próximos dez anos. O emprego do futuro também será aquele com qualidades humanas.

 

“Tudo o que não puder ser digitalizado, automatizado, virtualizado se tornará mais valioso. Esse é o futuro para nossos filhos. No futuro de qualquer emprego o mais importante serão as qualidades e especialidades humanas: humanidade, ética, criatividade e imaginação”, prevê. “Não se preocupem tanto se os seus filhos têm QI alto, preocupem-se com inteligência emocional. Não tente ser o mais esperto, tente ser mais humano”.

 

O alemão Gerd Leonhard é considerado uma das 100 pessoas mais influentes da Europa. Sua obra trata da relação entre os avanços tecnológicos e as atividades humanas. Seu último título, Tecnologia versus Humanidade (tradução livre), explora as megatendências que, segundo ele, vão mudar radicalmente a sociedade, a economia, os valores e até a biologia.

 

Acompanhe os grandes temas em discussão no ENAI

 

Em dois dias de evento, o ENAI debaterá os grandes temas associados ao desenvolvimento da indústria brasileira e da economia nacional. Representantes de setores industriais, especialistas, pesquisadores e empresários vão debater temas como reformas estruturantes – tributária e administrativa – a necessidade de formulação de uma política industrial em sintonia com as tendências do século 21, a indústria 4.0 e os processos de transformação digital a sustentabilidade e as novas formas de trabalho. Confira!

 

Fonte: Agência CNI

 

Postagem: Jô Lopes – Unicom FIERN