Tem novidade no Prêmio IEL de Estágio

20/10/2020   16h26

A 14ª edição do Prêmio IEL de Estágio já tem data para acontecer. A etapa nacional está marcada para março de 2021 e vai ter novidade. A iniciativa foi repaginada e agora todas as empresas de pequeno, médio e grande porte poderão participar, além das organizações parceiras do Instituto Euvaldo Lodi (IEL). Para concorrer aos melhores projetos inovadores, é preciso ter estagiários administrados por instituições de ensino com Termo de Compromisso de Estágios (TCEs) válidos, no mínimo, até outubro de 2020.

O superintende nacional do IEL, Eduardo Vaz, destaca o processo de valorização da inovação durante todo o processo que envolve o estágio. “A empresa com ações inovadoras insere o estagiário nesse contexto e ele aplica o conhecimento inovador que traz na bagagem acadêmica. O supervisor, que também foi incluído no prêmio, acompanha o trabalho com foco no aprendizado e nos resultados da empresa e os institutos de ensino atuam incentivando a formação profissional do aluno em suas ações”, ressalta.

A oportunidade está aberta para estagiários (nível técnico e superior), supervisores e instituições de ensino de educação (técnica e superior). A 14ª edição oferece premiação para o primeiro, segundo e terceiro colocado na categoria Projetos Inovadores, que identifica a empresa de pequeno, médio e grande porte, o estagiário e o supervisor pelo desenvolvimento e implementação do projeto mais inovador. De acordo com o regulamento, se enquadram nas micro e pequenas, empresas com até 99 funcionários; nas médias, organizações que possuem entre 100 e 499 funcionários e; grandes, companhias com mais de 500 funcionários.

A categoria Empresa Inovadora reconhece a empresa que desenvolveu e colocou em prática o projeto de estagiário mais inovador e a categoria Educação Inovadora distingue as instituições de ensino superior e ensino técnico que incentivaram e efetuaram projetos inovadores com estagiários.

Concorrem as melhores práticas de gestão de carreiras de programas de estágio no país os primeiros colocados da etapa regional. O evento de responsabilidade dos Núcleos Regionais (NRs) do IEL elege os vencedores das categorias nos Estados e, por sua vez, o Comitê Nacional de Avaliação analisa e decide quais líderes deverão subir no pódio por integrar uma equipe criativa, que desempenha ações inovadoras para consolidar a organização competitiva.

Entre os critérios adotados pelo Comitê Nacional de Avalição estão a originalidade: nível de criatividade, autenticidade e inspiração do grupo; alcance de resultados: grau de importância e de conformidade com a implementação do projeto; iniciativa: nível de compatibilidade e aderência do projeto com o programa de estágio e gestão de projetos: competência no planejamento, execução e resultados.

A metodologia inclui ainda parâmetros relacionados ao grau de impacto do projeto: alcance dos resultados da implantação do projeto a partir da jornada acadêmica dos estagiários e da gestão da empresa; competências: nível de execução do grupo formado por estagiário, supervisor, empresa e instituição e escalabilidade: medição da quantidade de melhorias para o grupo a partir do volume de ações inovadoras implementadas no projeto.

Finalistas serão conhecidos após as etapas regionais

Os interessados em participar do Prêmio IEL de Estágio devem se inscrever nas etapas regionais. As normas em cada estado estão disponíveis no site das instituições, assim como a data da solenidade de entrega da premiação e o formato da cerimônia.

O Comitê Nacional de Avaliação analisa os trabalhos dos vencedores da etapa regional no mês de fevereiro e a solenidade de entrega do Prêmio Nacional IEL de Estágio 2020 será realizada no mês de março de 2021. Os eventos serão equipados com tecnologias para possibilitar a presença virtual de palestrantes, empresas, autoridades e equipes finalistas da premiação.

Fonte: Portal da Indústria

Postagem JoLopes FIERN