Testes do COVID-19 são realizados pelo SESI-RN em todo o Rio Grande do Norte

28/04/2020   16h06

O SESI-RN inicia nesta terça-feira (28), dentro do programa +Diagnósticos, a realização de testes rápidos de COVID-19 para garantir a saúde e segurança dos trabalhadores das indústrias, dentro do contexto de ações de enfrentamento ao novo coronavírus. A estimativa é atender de 30 mil a 40 mil trabalhadores com consultas para triagem e aplicação de 9.500 testes. O serviço inicia hoje, por Mossoró, e será ofertado em todo o Rio Grande do Norte, a partir da demanda das indústrias.

São três etapas: triagem, teste e laudo médico. Na primeira, a triagem dos colaboradores, o SESI irá até a empresa, por meio da unidade móvel de saúde, e realizará uma pré-consulta com todos os funcionários. Para a realização dos testes de COVID-19, serão submetidos todos os trabalhadores que apresentarem pelos menos dois dos seguintes sintomas: dor de garganta, tosse, febre, dificuldade para respirar. Àqueles que tiverem resultado positivo no teste, deverão ser afastados do trabalho e encaminhados para o médico do trabalho emitir laudo através da telemedicina.

“A realização dos testes é uma forma da indústria potiguar, por meio do Sistema FIERN e SESI, ajudar no controle da propagação do vírus e também na definição da curva de tendência da doença, através da testagem. Paralelo a esse novo produto, temos a doação de máscaras, adquiridas pelo SESI, aos trabalhadores para que usem e possam reduzir a disseminação e o risco de contágio, numa ação conjunta para a indústria”, afirma o superintendente regional do SESI-RN, Juliano Martins. O serviço dos testes, em Mossoró, atende pedido feito pelo presidente do Sinduscon/Mossoró, Sérgio Freire.

Uma capacitação prática dos profissionais que irão atuar no programa, realizada ontem (27), segundo explica o superintendente regional, foi feita pela equipe técnica de médicos e enfermeiras do trabalhoda instituição, dentro da metodologia do Departamento Nacional do Sesi. A formação teórica já havia sido dada em curso de capacitação online, realizado nos dias 14 e 15 de abril, por meio da plataforma Microsoft Teams, com 15 profissionais das Unidades de Natal e Mossoró.

As equipes estão aptas para atuar no programa de controle e acompanhamento para o Retorno Gradual ao Trabalho, o + Diagnósticos, junto a realização das etapas de operação, coleta e encaminhamento.

O programa +Diagnósticos faz parte das ações de Saúde e Segurança do Trabalho e é voltado para as indústrias e seus trabalhadores com o objetivo de identificar precocemente e realizar encaminhamentos adequados do trabalhador, conforme protocolo de manejo clínico do Ministério da Saúde, permitindo a redução da contaminação dos ambientes de trabalho e a retomada das atividades produtivas de forma gradual e segura.

O serviço é ofertado para toda a indústria do RN. Para as indústrias sindicalizadas ao Sistema FIERN, o SESI-RN oferece condições diferenciadas.

Confira aqui as etapas e tabela de preços do +Diagnósticos – Testes COVID-19: SESI + Diagnóstico – Tabela – SS

Por Sara Vasconcelos, jornalista Unicom/FIERN