Torneio de Robótica entusiasma competidores e o público na SESI Escola de SGA

22/04/2022   16h00

 

Dezenas de crianças e jovens entusiasmados com a ciência, a tecnologia e a inovação; empolgados com o conhecimento que aplicaram nos projetos que apresentam e motivados com a experiência nas mesas onde operam os robôs. Esse é o ambiente na arena instalada na SESI Escola de São Gonçalo do Amarante, nesta sexta-feira (22), para a etapa regional do Torneio de Robótica da temporada 2021-2022  FIRST LEGO League Challenge (FLL) e para a seletiva da FIRST Tech Challenge (FTC).

 

A Arena de Robótica reservada para os torneios na Escola do SESI ficou tomada por jovens que participam das provas, além de pais, empresários e estudantes que assistiam as apresentações.

 

As equipes, que concorreram nesta sexta-feira, são formadas por aproximadamente 100 alunos do Rio Grande do Norte e da Paraíba, que se preparam há meses para as competições. Este ano, o torneio voltou a ser presencial. Por causa da pandemia, o tradicional Torneio SESI de Robótica, nas duas edições anteriores, ocorreu de forma remota.

 

A modalidade FLL é destinada aos jovens de 9 a 16 anos, de escolas públicas, privadas e da rede SESI. Além da programação dos robôs, as equipes idealizam projetos inovadores.

 

Os competidores integram equipes de duas a dez pessoas, supervisionadas por dois adultos, e constroem e programam robôs LEGO que devem cumprir uma série de missões em um tapete oficial da FIRST. A equipe ainda é responsável por idealizar e criar o projeto.

São inovações como as da equipe Tecno Sertão, que propôs o desenvolvimento de amortecedores em forma de molas com material biodegradável para embalagens de produtos eletrônicos. O benefício, segundo o projeto, seria ao mesmo tempo reduzir o índice de danos aos eletrônicos transportados e utilizar um material ambientalmente mais adequado.

 

Propor este tipo de solução está entre as motivações dos alunos que participam da FIRST LEGO League Challenge (FLL). Eles também querem ter contato mais frequente com o mundo da ciência e da tecnologia. “Com as pesquisas, descubro muitas coisas novas, divertidas, legais”, disse Lídia Othilia, 12 anos, aluna da 7ª Série.

 

“Sempre achei que Robô seria algo do futuro. Mas essa tecnologia já chegou e temos que nos interessar, entrar neste ramo, que é muito bem-visto pelas empresas. Participar tem sido uma experiência incrível”, afirmou Jônatas Gabriel, 14 anos, aluno da 9ª Série.

 

O presidente da FIERN, Amaro Sales, visitou a Arena, percorreu os estandes das equipes e conversou com os alunos, juízes e coordenadores. “O SESI do Rio Grande do Norte está de parabéns. A realização deste torneio de robótica é muito importante para a instituição. Tivemos equipes vencedoras das escolas do SESI e SENAI do Estado, neste tipo de competição, em etapas nacionais, isso é significativo porque entre nossas metas está garantir uma educação de qualidade para proporcionar a disponibilidade de profissionais capacitados à indústria. Com isso, poderemos ter uma indústria cada vez melhor, com conhecimento, inovação e tecnologia”, afirmou.

 

Amaro Sales estava acompanhado do neto João Dallas Sales Brasil, estudante da 8ª Série. “É notório o esforço que é feito nos projetos dos participantes do torneio para essas apresentações, com agregamento de uma concepção sustentável e avançada do ponto de vista ambiental e social. Por isso, é muito importante ter a continuidade destas ideias. Acredito que isso se constitui em uma das ‘chaves’ para um mundo melhor”, comentou João Dallas.

 

Coube ao superintende regional do SESI-RN, Juliano Martins, fazer a abertura oficial dos torneios, ao lado da gerente de Educação, Ana Karenina Medida, e da representante do Departamento Nacional, Jane Nóbrega.