Três produtos inovadores desenvolvidos por alunos do SENAI que podem facilitar sua vida

7/05/2019   15h59

Trabalhar em busca de novos produtos, serviços e soluções pode ser um processo muitas vezes longo, que requer bastante pesquisa e investimentos. Mas é cada vez mais necessário para as empresas. Inovar pode ser um caminho para o aumento da produtividade e competitividade.

Por isso, estudantes de todo o Brasil são estimulados, anualmente, a desenvolverem projetos e produtos inovadores capazes de revolucionar a vida das pessoas. Estamos falando do programa Inova SENAI, que tem participação não só de alunos, como  de professores, técnicos e consultores do SENAI em todos os estados.

Separamos três produtos bastante interessantes desenvolvidos por alunos pra lá de criativos. Confira:

1. Gerenciamento Inteligente de Ferramentas (GIF)

O dia a dia em um canteiro de obras é bastante corrido. Os funcionários realizam várias tarefas e, para isso, precisam usar diferentes tipos de ferramentas. Num cenário desses, organização pode gerar economia e aumentar a produtividade.

De olho nesta realidade, alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do Maranhão desenvolveram um aplicativo para organizar o uso de ferramentas nos canteiros de obras.

O GIF – Gerenciamento Inteligente de Ferramentas – funciona assim: cada trabalhador registra a ferramenta que pegou para utilizar. Assim, todos ficam sabendo com quem está cada utensílio. O que facilita o controle do uso e manutenção das ferramentas nos canteiros de obras da construção civil, em indústrias e oficinas em geral.

Conheça mais sobre o GIF no vídeo:

2. Kiara Clean

Quem tem bichinho de estimação sabe como é triste quando eles morrem. A estudante Daniele Gomes Alves passou por este momento doloroso, quando a cachorra de estimação dela teve parvovirose, doença grave, causada por vírus. Ela então pensou em como evitar que outros animais fossem afetados pelo mesmo vírus.

Aluna do curso de Auxiliar Administrativo EAD, no SENAI de Barra do Garça (MT), Daniele apresentou ao professor Ari César de Souza a ideia de criar um produto capaz de reduzir e até eliminar dos ambientes contaminados os vírus de Cinomose e Parvovirose, doenças graves que afetam cachorros.

Os desinfetantes vendidos nos supermercado não são capazes de combater estes microorganismos. E os produtos mais eficientes para estes casos são restritos para uso em ambiente médico/hospitalar e não podem ser vendidos para uso doméstico. O Kiara Clean, criado pela Daniele, foi desenvolvido para garantir baixa toxicidade e alta eficácia na eliminação dos vírus. O produto foi batizado com o nome da cachorra de estimação que Daniele tinha: Kiara.

Por enquanto, o sanitizante tem eficácia comprovada em superfícies lisas. Agora, os alunos trabalham para aperfeiçoá-lo para que possa ser usado também em calçadas e quintais. Para ser liberado para a venda no mercado, o produto precisa passar pelos testes de toxicidade exigidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Saiba como o Kiara Clean pode ser usado:

3. Multmaker

Para o trabalho de conclusão do curso de Eletromecâmica, Matheus Borges queria criar um produto inovador e de preço acessível. Assim nasceu a Multmaker, uma impressora com múltiplas funções. Ela imprime em 3D, a laser, faz plotagem e usinagem.

O então aluno do SENAI de Catalão (GO) conversou com os professores que o orientaram no desenvolvimento do produto. A ideia era de uma máquina capaz de realizar várias funções mais barata do que o que as que já existem no mercado.

O projeto deu certo! A máquina já é usada em uma escola pública da região e outras empresas já demonstraram interesse no produto. É o que explica o criador da Multmaker no vídeo: