Túlio Antônio Gurgel Veras é eleito presidente do SINDLEITE

24/11/2020   18h45

O empresário Túlio Antônio Gurgel Veras foi eleito presidente do Sindicato das Indústrias de e Produtos Derivados do Estado do Rio Grande do Norte (SINDLEITE-RN).  A eleição, realizada nesta terça-feira (24/11) no Espaço Cultural da Casa da Indústria, é para o período 2020/2024. Túlio Veras vai suceder a Dalton Barbosa Cunha Filho, que exerce a presidência da entidade no atual quadriênio, que encerra em dezembro deste ano.

Para este novo período, uma das prioridades do presidente do SINDLEITE serão programas e projetos  que incentivem o desenvolvimento da cadeia produtiva do setor, com melhorias das condições de competitividade para as empresas filiadas ao Sindicato

“A ideia é, junto ao associado, fortalecer a cadeia produtiva do leite. Saímos de um ciclo longo de seca, o que fragilizou muito o produtor . Houve uma pandemia, que implicou em uma conjuntura com novas adversidades, embora o setor de alimentos, por ser essencial, não tenha sido totalmente paralisado”, afirma Túlio Veras.

Ele destaca a importância do setor para a economia do Rio Grande do Norte, uma vez também que há produtores de leite nos 167 municípios e indústria de beneficiamento em todas a microrregiões potiguares.

“Competir em condições mais satisfatórias com os produtos que vêm de fora é outro desafio. Temos um Estado que desde a colonização tem aptidão para a produção e beneficiamento do leite. Mas há questões que precisam ser tratadas para que se possamos ter um desenvolvimento maior deste segmento”, acrescenta.

“Vamos procurar as entidades do Sistema FIERN, a Federação de Agricultura e o SEBRAE para, juntos, encontrarmos ferramentas que ajudem a atravessar essas crises”, ressalta. “O importante é que precisamos fortalecer a cadeia como um todo, o que inclui a indústria, capacitando, inovando, atendendo as normativas sanitárias”. Para isso, além do apoio das entidades empresariais, será preciso, diz, um diálogo com o Governo do Estado. “Tendo mercado a indústria estará pronta para processar e entregar um produto de excelente qualidade”, destaca.

Atual presidente do SINDLEITE, que encerrará o mandato em dezembro deste ano, Dalton Cunha afirma que o aspecto dos programas voltados à melhoria do ambiente de negócio e à competitividade.
“Neste momento em que vai assumir uma nova nova gestão, desejamos sucesso e êxito nas continuação do enfrentamento das crises que atingem a cadeia produtiva”, diz

Ele lembra que, nos últimos anos, foi necessário que os empresários do setor estivessem atentos para diversos desafios e entraves que se impuseram pela conjuntura econômica ou problemas de âmbito estadual . “Houve uma série de dificuldades, como estiagem, redução no Programa do Leite, queda da atividade na economia, até com recessão certo período, e, mais recentemente, a pandemia”, lembra.

“Com as medidas anunciadas, a tendência é que o cenário mude, em termos cenário econômicos, mas cada vez mais precisamos estar unidos, visando o crescimento do setor, com ganhos de produtividade e competitividade. Com isso, o setor voltará a se desenvolver e o Rio Grande do Norte cresce junto”, ressalta.