Uso de máscaras pela população é indicado como forma adicional de prevenção ao coronavírus

17/04/2020   14h43

 

 

A recomendação do uso de máscaras pela população como forma adicional de prevenção ao coronavírus tem se tornado constante nas últimas semanas. Um exemplo disso é a Prefeitura de São Paulo, que publicou ontem (16) um decreto que recomenda o uso de máscaras de proteção facial por toda a população da cidade, durante a pandemia do novo coronavírus.

 

A recomendação do uso de máscaras ganhou espaço após especialistas e autoridades terem chamado a atenção para o uso intenso de máscaras pela população na China, na Coréia do Sul e em Cingapura, que tiveram transmissão menos intensa do novo coronavírus em comparação a países como Estados Unidos, Itália e Espanha, que concentram hoje grande parte dos casos e em que a população não tem o hábito de utilizar o item.

 

Em São Paulo, a instrução segue orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde ao indicar o uso preferencial dos itens caseiros, feitos com tecidos, para não desabastecer o sistema de saúde.

 

A medida já foi tomada por diversos municípios e estados no país, dos quais mais de 40 (como Belo Horizonte, por exemplo) determinaram o uso obrigatório pela população.

 

OMS aconselha uso de máscaras

 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou no início de abril um guia atualizado com orientações sobre a utilização de máscaras no contexto da COVID-19, inclusive para países e territórios que avaliam recomendar ou já recomendam o uso por pessoas sem sintomas. O organismo internacional também voltou a reforçar que as máscaras cirúrgicas e respiradores, como N95, devem ser priorizadas para profissionais de saúde.

 

De acordo com o guia técnico provisório, intitulado “Advice on the use of masks in the context of COVID-19”, os tomadores de decisão nos países e territórios devem considerar o nível de vulnerabilidade de seus grupos populacionais.

 

Por Jô Lopes – jornalistas Unicom/SistemaFIERN – com informações da OMS e Prefeitura do Estado de São Paulo.