Vai começar! Confira a programação do 9º Congresso de Inovação da Indústria

8/03/2022   14h35

Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria traz mais de 50 atividades em sua 9ª edição. Serão 77 convidados ao todo, levando a inovação para o centro do debate, com palestras, mesas redondas, painéis e outros formatos de apresentação.

 

Um dos destaques de 2022 é o painel “Caminhos para um Brasil mais inovador”, com a presença da CEO da Microsoft Brasil, Tânia Cosentino, do presidente do Conselho de Administração da WEG, Décio da Silva e do vice-presidente sênior da BASF, Antônio Lacerda. A moderação será do presidente do Conselho de Administração da Klabin, Horácio Piva. O painel será no primeiro dia de evento, às 11h40, na arena principal e no canal 1, para quem estiver acompanhando online.

A CEO da Microsoft Brasil, Tânia Cosentino, será uma das palestrantes do painel “Caminhos para um Brasil mais inovador”

 

No mesmo dia, às 13h45, será a vez de representantes de várias empresas de peso debaterem sobre as tecnologias aliadas à preservação do meio ambiente no painel “A inovação como principal estratégia de sustentabilidade”. Para esse bate-papo está confirmada a presença de Pedro Passos, da Natura, Guilherme Arruda, da VG Resíduos, Fernando Bertolucci, da Suzano e Malu Nachreiner, da Bayer Brasil. A mediação será com o fundador da Granbio, Bernardo Gradin.

 

Para falar sobre políticas públicas, inovação e competitividade, o 9º Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria vai receber o professor de Harvard Dani Rodrik. O vencedor do Prêmio Princesa de Astúrias de Ciências Sociais falará sobre políticas de inovação e a melhora da qualidade de vida a partir do emprego. Ph.D. em economia, Rodrik foi incluído nas listas dos 50 melhores pensadores do mundo da revista Prospect (2019) e dos 50 principais da revista Politico (2017), e ganhou uma série de prêmios como o Albert O. Hirschman Prize do Social Science Research Council. O painel de Rodrick será no dia 10, às 11h.

 

E os profissionais da nova economia? Quais são? Esse será o tema de um painel com a presença de Ana Inoue, da Fundação Itaú, Gilberto Peralta, da Airbus Brasil, Luís Carlos Affonso, da Embraer, Eduardo Diogo, do Sebrae e Rafael Lucchesi, diretor geral do SENAI. Será às 16h30.

 

A arena principal do Congresso de Inovação também vai receber grandes nomes para falar sobre tecnologias disruptivas, 5G, computação quântica, inteligência artificial e muito mais.

 

 

Vai começar! Confira a programação do 9º Congresso de Inovação da Indústria

 

Enquanto isso, no lounge do SENAI, o público poderá conferir de perto ou pela internet os 24 cases de sucesso e os 6 protótipos selecionados para o evento e se surpreender com as soluções inovadoras para resolver problemas do cotidiano. Nos demais lounges, da CNI, do SESI e do IEL, haverá espaço para workshops e sessões privativas com os palestrantes.

 

No Espaço Talks, palestras no formato TED Talks prometem prender a atenção dos participantes com a apresentação de startups brasileiras em ascensão.

 

E o Sebrae preparou um espaço para Micro e Pequenas Empresas com mentorias, rodadas de negócios e desafios empresariais para startups.

 

O presidente do Sebrae, Carlos Melles, destaca que a inovação é o caminho para mudar a economia brasileira, que passa pelos pequenos negócios – responsáveis pela geração de 2 milhões de empregos durante a pandemia.

 


“Não tem como falar de estratégia, de conceito, sem falar de inovação. Inovação também é saber reutilizar, fazer mais com nosso tempo. E nosso país tem grande potencial para inovar, ainda mais quando o tema se torna agenda prioritária e destacada em eventos, como o Congresso de Inovação da Indústria”, aponta Melles.


 

 

Para o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, priorizar a agenda de inovação é imprescindível para que o país avance.

 


“É necessário e urgente identificar e fazer valer os diferenciais do Brasil, definir objetivos claros e formular estratégias para alcançá-los. Para isso, é fundamental que haja mais investimentos em inovação, instituições tecnicamente preparadas, sistemas educativos eficientes, alianças tecnológicas, tanto nacionais quanto internacionais, e uma abertura comercial pragmática e vantajosa para o país”, pontua Robson Andrade.


 

 

Patrocinadores

Os patrocinadores do evento também prepararam experiências únicas para os participantes!

 

A Embrapii vai levar ao seu stand presencial vários protótipos de soluções desenvolvidas para o enfrentamento à pandemia em UTIs, como o Elmo, uma espécie de capacete usado quando a ventilação mecânica em pacientes graves não é mais eficiente.

 

O Elmo é um mecanismo de respiração artificial não invasiva, por meio de uma cápsula de PVC e silicone com conexões, e com a grande vantagem do baixo custo, e ainda ser desinfetado e reutilizado

 

Tem também o VIDA, um ventilador pulmonar com tecnologia da NASA, de produção nacional, que serve para atender os pacientes em início de ventilação, liberando assim os ventiladores tradicionais para os procedimentos mais complexos.

 

A Petrobras vai exibir em seu stand presencial o Plan 360º, uma ferramenta análoga ao Google Street View que permite a observação em tempo real da operação da P-77, plataforma flutuante de produção de petróleo que fica no campo de Búzios (RJ). A ferramenta permite a inspeção dos equipamentos da plataforma e diminui a necessidade de embarques, tornando a produção mais competitiva e segura.

 

A General Motors manterá um automóvel Chevrolet Tracker exposto no local do evento. Este SUV deu um restart na categoria, surpreendendo pela performance e eficiência energética. Disponível com motorização 1.0 Turbo e 1.2 Turbo, conta com Wifi nativo, sensor de ponto cego, alerta de colisão com assistente autônomo de frenagem, assistente de estacionamento, rodas de 17 polegadas, ar-condicionado digital e acabamento interno premium.

 

A Qualcomm levará para o stand presencial um capacete com óculos de realidade virtual e aumentada que permite simular o suporte técnico a equipamentos industriais.

 

A programação completa do evento você confere aqui.