Vice-governador detalha Plano de Segurança e secretário anuncia instalação de câmaras de reconhecimento facial

26/07/2019   14h49

 

Integração das forças policiais e uso de tecnologia para monitoramento por imagens estão entre os recursos com os quais o governo do Estado pretende tornar mais eficiente a segurança no Rio Grande do Norte. Estes são alguns dos pontos do Plano de Segurança, que foi detalhado pelo vice-governador Antenor Roberto, nesta sexta-feira, 26, na reunião de Diretoria do Sistema FIERN. Na ocasião, o secretário de Defesa Social e Segurança Pública, coronel Francisco Araújo, anunciou que serão instaladas, em Natal, 160 câmaras de reconhecimento facial, semelhantes às que passaram a ser usadas no patrulhamento ostensivo no Rio de Janeiro. Essa instalação vai ser financiada, segundo o secretário, em um projeto com apoio do Banco Mundial.

 

 

“Esses equipamentos estarão em áreas comerciais e pontos com expressivo fluxo e turísticos”, disse o secretário, ao lado o presidente o Sistema FIERN, Amaro Sales de Araújo, quando informou sobre no projeto para monitorar de áreas da cidade com câmaras de reconhecimento facial. Coronel Araújo explicou também que isso vai aperfeiçoar o trabalho feito hoje pelo Centro Integrado de Operações da Polícia Militar.

 

Atualmente, esses equipamentos estão em locais próximos de estabelecimentos comerciais e foram instaladas por empresas que, por intermédio de convênio, interligaram ao Ciosp. Embora as imagens estejam disponíveis não é possível o acompanhamento online de todas as câmaras. Com o novo equipamento, esse acompanhamento será em “tempo real”, com possibilidade de identificação em tempo real de suspeitos.

 

 

Para o vice-governador, Antenor Roberto, estes são exemplos de iniciativas que melhorem a capacidade de atuação das forças de segurança pública. “O desafio é esta integração”, afirmou o vice-governador, aos empresários do setor industrial que participaram da reunião.

 

Esta é uma das diretrizes do plano de segurança que está em elaboração no governo. Segundo Antenor Roberto, o plano foi discutido inicialmente entre gestores da segurança pública estadual e agora está sendo levado às entidades que representam setores da sociedade.

 

Amaro Sales lembrou que, no início de julho, uma cópia do plano foi entregue á FIERN pela governadora Fátima Bezerra e, a partir daí, foi marcada a apresentação desta sexta-feira com os demais diretores da instituição. “Há este diálogo que é importante na busca das melhores soluções principalmente em áreas tão importante Estado e o setor produtivo como a segurança”, destacou.

 

 

Os empresários tiveram oportunidade de fazer perguntas sobre o plano e possíveis medidas para melhoraria da segurança nas áreas onde estão instaladas indústrias no Estado.

 

A reunião também teve a participação do secretário de Administração Penitenciária, Pedro Florêncio Filho, comandante do Corpo de Bombeiros, Luiz Monteiro da Silva, demais auxiliares da segurança pública estadual, diretores e gestores do Sistema FIERN.