Workshow, palestras e Innovation Lounge marcam Dia da Inovação na Casa da Indústria

17/10/2019   17h29

Fascinar, encantar, surpreender. Esses foram os verbos usados por Rodrigo Romão, diretor adjunto do Parque Tecnológico do Instituto Metrópole Digital, para definir inovação, durante a abertura do Dia da Inovação, promovido pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL), nesta quinta-feira, 17, na Casa da Indústria, em Natal/RN. A abertura contou com o workshow ‘Fermento para Inovar’ apresentado pelo consultor José Anchieta. “Este século XXI requer um modus operandi diferente. Requer ruptura na forma de pensar. Precisa de soluções que impactem na vida das pessoas positivamente”, afirmou Anchieta em sua palestra show.

O IMD trouxe para o evento uma cápsula para apresentação institucional do IMD e a palestra “Apreenderdorismo”. Também apresentação das startups VOID 3D e Natal Makers, além de cursos e inovações. “O Brasil está em processo de transformação e, no setor industrial, recentemente têm nos convidado para propor ações de digitalização da indústria. A inovação é necessária nessa transformação e os empresários podem se informar de como participar de pesquisas e novas ideias inovadores”, afirmou Rodrigo Romão.

Ainda na abertura, Djalma Barbosa Júnior, diretor de inovação da FIERN, enfatizou o papel das instituições. “A Federação das Indústrias tem um papel importante no processo de levar esse conceito de inovação para as empresas. Nessa era, o empresário tem que repensar seu negócio para se adequar ao mundo tecnológico”, falou o diretor.

Entre as instituições, outro destaque no evento foi o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), que apresentou um ambiente de aprendizagem com o novo conceito de sala do futuro, chamado SMARTLAB. “O mundo digital é muito influente, então, nada como acompanhar esse mundo usando as ferramentas disponível tecnologicamente. Nesse novo modelo de aprendizagem usamos inovação para aprendizagem e absorção de conteúdo”, explicou Arthur Carmo, consultor comercial SENAC.

O papel das instituições continuou a nortear as falas seguintes. “Nós, instituições, também estamos trabalhando para se adaptar ao ambiente tecnológico-digital. Todos os dias buscamos inovar, mudar conceitos, transformar, mudar culturas”, disse Marcelo Toscano, diretor operacional do Sebrae; seguido de Raniere Pimenta, diretor regional do SENAC. “Se existe uma coisa certa, essa coisa é que a gente precisa mudar para ter resultados diferentes”, acrescentou.

O Dia da Inovação contou com uma programação especial voltada para integrar e compartilhar sobre os aspectos da inovação, empreendedorismo e cases de sucesso inovadores. Entre os convidados desta edição esteve a startup Tidmo, a incubadora Inovabra, do Bradesco.

O evento aconteceu ao som da SESI Big Band, além de surpreender e inspirar o público a promover pequenas mudanças e inovações necessárias ao cotidiano das empresas. Em paralelo, no espaço Innovation Lounge, houve ações, experiências sensoriais e bate-papos que complementarão o conceito que será trabalhado no workshow, com destaque também para produtos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-RN), com demonstração de torre de energia fotovoltaica, impressora 3D, entre outras inovações.

Por Jô Lopes, Unicom/FIERN