Empresários destacam importância do SENAI e do SESI para a indústria

25/01/2019   11h32

Para ajudar a indústria brasileira a crescer e se desenvolver o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Serviço Social da Indústria (SESI) oferecem diversos serviços. O SENAI, por exemplo, tem uma rede de 58 Institutos de Tecnologiadistribuídos pelo Brasil, que desenvolve e utiliza técnicas com o objetivo de aumentar a produtividade e a qualidade dos produtos. Esse grupo de institutos também realiza consultorias para tratar de legislações, normas e regulamentos técnicos.

Quando se trata de saúde e segurança do trabalhador, o SESI disponibiliza 18 diferentes serviços, como cursos, diagnósticos e consultorias para apoiar as empresas na avaliação do ambiente físico e na identificação de situações de risco. Além disso, a instituição conta com oito Centros de Inovação, onde são desenvolvidas tecnologias voltadas para a segurança e saúde na indústria.

Agência CNI de Notícias conversou com alguns empresários sobre como a participação do SENAI e do SESI foi importante para o crescimento de suas empresas. Confira:

Ivo Corrêa, diretor-executivo da Pontal Engenharia

“Posso destacar que o serviço prestado pelo SESI e pelo SENAI contribuíram significativamente para com o sucesso da minha empresa. As consultorias e parcerias junto a essas empresas foram fundamentais para o aperfeiçoamento técnico dos profissionais com a aplicação da alfabetização e da educação para jovens e adultos (EJA) nos canteiros de obras, cursos de aperfeiçoamento, monitoramento de atividade ergonômica e adequação de postos de trabalho. Consequentemente, o SESI e o SENAI contribuíram para a implementação da responsabilidade social e para a melhoria da qualidade de vida do trabalhador da indústria. Essa parceria só enobrece o setor da construção civil”.

Cesar Olsen, dono da Olsen equipamentos médicos

“Com extremo orgulho tenho formação do SENAI, como torneiro mecânico e ajustador mecânico. Ele foi o grande incentivador para a minha carreira e o que me proporcionou eu estou devolvendo, para que amanhã a gente tenha um excelente mecânico ou um excelente piloto. Recomendaria, inclusive, para os jovens que pretendem cursar engenharia, que fizessem um curso no SENAI”.

Victor Teles, gerente-executivo da Festo Didactics

“O papel do SESI e do SENAI é fundamental para a preparação de mão de obra especializada e diferenciada para a indústria. Além de ser importante para o aumento da produtividade e consequentemente da competitividade da indústria brasileira, devemos também considerar o impacto social na vida dos estudantes da rede, que encontram no SESI e no SENAI um ensino de excelente qualidade. Algo que não é de amplo conhecimento da população brasileira é o protagonismo do nosso país na competição mundial de profissões, Worldskills Competition, onde jovens preparados pelo SENAI representam o nosso país em mais de 45 modalidades e figuram entre as primeiras colocações na maioria delas. Tal feito já nos rendeu algumas vezes o segundo lugar no quadro geral de ocupações, a frente de países de primeiro mundo e reconhecidos como exemplares em educação como Alemanha, Japão, Estados Unidos, entre outros”.

Sérgio Fagundes, dono da Insight Energy

“No SENAI eu aprendi uma profissão que me qualificou e me habilitou para ocupar diversos cargos importantes, como eletricista e engenheiro. Hoje sou empresário e atendo o Brasil todo com manutenção e fabricação de grandes máquinas geradoras de energia elétrica. O SENAI fez toda a diferença na minha vida e foi importante porque me deu a oportunidade de dar uma vida melhor para minha família. Essa instituição transforma a vida das pessoas e é importante para o crescimento tecnológico do Brasil”.

Ana Carolina Bolsini, dona da Chef n’Boss

“Desde o início contamos com os serviços e consultorias do Sistema Indústria e, sem o apoio dos profissionais envolvidos, não temos certeza se teríamos sobrevivido. Nossa empresa cresce cada vez mais e já conseguimos atender as demandas de todo Brasil”.

Felipe Inácio Alvarenga, coordenador de Responsabilidade Socioambiental da Consciente Construtora

“A importância do SESI e do SENAI é muito grande para as empresas, pois oferece diversos cursos e projetos para capacitar os trabalhadores. Eles também têm serviços voltados para qualidade de vida, como a academia. Todas essas iniciativas fazem a diferença na vida do trabalhador da indústria”.

Djalma Cunha Júnior, presidente da Potiguar Água Mineral

“Quando a gente fala de SESI estamos falando de uma entidade que vem muito forte na qualidade de vida do trabalhador e que consequentemente tem contribuído para o desempenho dos nossos colaboradores. E no SENAI a gente têm a felicidade de ter trabalhado em duas ações específicas que foi o Le Manufacturing, que é a produção mais enxuta, bem como a implantação da Indústria Mais Avançada, que vem justamente fazer com que nós tenhamos um monitoramento Full Time do processo produtivo através do sensoriamento de linhas e consequentemente a informação online. Então isso tudo mostra a capacidade que o sistema tem para nos desenvolver”.