Empresários e gestores públicos dão seu depoimento sobre o industrial Francisco Ferreira Souto Filho

25/02/2022   13h44

Francisco Ferreira Souto Filho, diretor da FIERN e fundador e presidente emérito do SIESAL

 

Empresários, gestores públicos e representantes do setor produtivo do Rio Grande do Norte prestaram sua homenagem ao industrial Francisco Ferreira Souto Filho, 95 anos, diretor da FIERN e presidente hemérito do SIESAL, que faleceu nesta quinta-feira (24).

 

O corpo de Soutinho, como era conhecido, será velado na Casa da Indústria, sede da Federação, nesta sexta-feira (25), entre às 15h e às 17h, partindo, em seguida, para cremação no Cemitério Parque e Crematório Vila Flor.

 

Confira abaixo os depoimentos:

“O industrial Francisco Souto Filho é um dos maiores empreendedores da história do Rio Grande do Norte. Ele fez parte da criação da FIERN e da Associação Comercial e Industrial de Mossoró. Ele criou o Banco Mossoró, tornou-se um nome nacional. Ele, na indústria do sal, é pioneiro, é nome que entende mais de sal do mundo talvez. Criou a F. Souto Indústria Comércio e Navegação S/A, que é uma grande empresa hoje. E esse legado é reconhecido não só por mim, mas por todo o estado do RN. Foi uma grande perda para a indústria do Rio Grande do Norte.”
Vilmar Pereira, vice-presidente da FIERN

 

“Soutinho foi uma referência para o setor industrial do Rio Grande do Norte, durante muitos anos. E nós o homenageamos com a Medalha do Mérito Potiguar do Desenvolvimento Econômico, com muita justiça. Ele foi ativo e presente até o fim. Sempre com ponderação, equilíbrio, como deve ser realmente, um líder do setor industrial. Foi um grande gerador de emprego e riqueza para o estado.”
Jaime Calado, Secretário estadual de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Norte

 

“É com muita tristeza que recebi a notícia do falecimento do senhor Soutinho, uma pessoa pela qual tenho profunda admiração. Soutinho era um cidadão que gostava de ajudar as pessoas, ele tinha um sentimento muito forte empresarial. Lembro que ainda jovem, quando comecei a trabalhar numa concessionária Mercedes-Benz, no primeiro contato que tive com Soutinho senti, que eu ainda jovem e ele com tempo na empresa, o desejo de que eu tivesse sucesso naquela profissão que eu estava começando, então ele era assim. Gostava de ver o sucesso das pessoas. Mais uma vez registro uma profunda admiração e os sentimentos pela perda de Soutinho, um grande norte-riograndense.”
Silvio Torquato, secretário-adjunto do Desenvolvimento Econômico do Estado do Rio Grande do Norte e vice-presidente da FIERN

 

“Lamentamos imensamente o falecimento do empresário Francisco Ferreira Souto Filho, em Mossoró. Soutinho, como era conhecido, deixa importante legado de trabalho na indústria do sal para Mossoró e Rio Grande do Norte. Nossa solidariedade a sua esposa Edith Souto, familiares e amigos.”
Allysson Bezerra, prefeito de Mossoró 

 

“Soutinho, nosso querido Francisco Ferreira Souto Filho, pautou sua vida pela dedicação aos negócios e defesa dos interesses da Indústria Potiguar. Foi um dos fundadores da FIERN e do SIESAL, tendo presidido a entidade por longos 67 anos. Durante esse tempo liderou a Indústria Nacional do Sal, situada toda ela aqui no nosso RN, tornando-se protagonista de todas as grandes conquistas do setor. Soutinho, graças a sua imensa simplicidade e ética nos negócios, é respeitado e reconhecido como empresário que sempre honrou à classe empresarial deste Estado, tornando-se, por isso mesmo, digno aqui e além das nossas fronteiras, das nossas melhores homenagens, sendo um dos mais expressivos exemplos do empreendedorismo potiguar a ser reverenciado. Perdi um grande amigo. Sua ausência entre nós vai fazer muita falta. Conforta, contudo, saber que sua trajetória de vida ilibada, assegura um bom lugar ao lado do Pai Eterno. Vá em paz Soutinho! E que Deus o acompanhe.”
Airton Torres, Presidente do SIESAL

 

“Com muita tristeza recebemos a notícia do falecimento do Presidente de Honra do SIESAL, o querido Francisco Ferreira Souto Filho, o Soutinho, a maior expressão do setor salineiro. Em nome da Diretoria da ABERSAL e do SINDISAL, transmitimos as nossas condolências, extensivas aos familiares e a todo o setor salineiro do RN, representado pelo SIESAL. Neste momento de perda, expresso meu abraço ao presidente Airton.”
Luiz Césio Caetano, Presidente da ABERSAL e Presidente do SINDISAL

“A história dele se confunde com a História da indústria do Estado. Foi um dos fundadores da Federação das Indústrias. Então, desde outrora já valoriza a instituição no aspecto da representatividade. Em resumo, Soutinho é um ícone da indústria do Rio Grande do Norte. E se eterniza. Ele não morreu, ele faleceu. Permanece no nosso ambiente, no exemplo, na referência, tanto como pessoa, tanto como empresário”.

Roberto Serquiz, diretor tesoureiro da FIERN e presidente do SINCRAMIRN

 

“Soutinho era decano da FIERN e teve uma dedicação exemplar à atividade industrial, ao empreendedorismo e à representação do setor salineiro. Temos em Soutinho uma referência e um exemplo de empresário e também de representante do setor produtivo. Ele foi, por mais de 60 anos, presidente do Sindicato da indústria salineira, sempre dedicado ao segmento e também contribuindo com a Federação das Indústrias”.
Heyder Dantas, diretor primeiro secretário da FIERN e presidente do SINDCAFÉ

 

“Soutinho foi um grande empresário. Merece todo o reconhecimento da indústria do Rio Grande do Norte. No período no qual eu estava na presidência da FIERN, ele sempre demonstrou compromisso com o setor produtivo. Exerceu uma liderança exemplar. Um símbolo do empreendedorismo, como êxito em todos as atividades na qual empreendeu. Por tudo isso, merecedor das justas homenagens que a indústria possa prestar”.
Fernando Bezerra, ex-presidente da FIERN e da CNI e ex-senador

 

“Soutinho foi um empresário além do seu tempo. Um empreendedor que é um ícone para o setor produtivo potiguar. Uma referência que fez história com empresas no setor salineiros, mas sua trajetória vai além disto. Também enveredou nas finanças, ao constituir um banco. Atou no ramo de energia eólica. Então, tinha uma capacidade exemplar de empreender. Na atuação como líder empresarial, sua atuação se caracterizou pela a força e a firmeza do exemplo”.
Flávio Azevedo, ex-presidente da FIERN

 

“Incluiria Soutinho entre os dez maiores empresários que o Rio Grande do Norte já teve, entre os quais também estariam João Câmara e Nevaldo Rocha, sem discutir qual seria sequência desta lista. Soutinho é um grande exemplo. No período que estive na presidência da FIERN, se mostrou completamente dedicado à indústria do Rio Grande do Norte”.
Abelírio Rocha, ex-presidente da FIERN

 

“O industrial Francisco Souto Filho foi um homem de bem. Bem quisto demais. Toda Mossoró gosta dele. Soutinho deixou um exemplo de vida de honestidade, trabalho, perseverança, fé e dedicação. Só tenho a dizer tudo de bom que representa o tempo que ele morou na Terra. Mossoró e o Rio Grande do Norte perderam um grande homem que sempre lutou pelo desenvolvimento do estado e pelo bem das pessoas. Meus sentimentos para Edith e toda família, que Deus os conforte e ilumine os caminhos”.
José Zélito Nunes, Diretor da FIERN

 

“Devoção pelo trabalho, visionário por excelência. Sr. Soutinho se tornou em um ícone do empreendedorismo nas terras potiguares e deixa um legado imaterial que todos nós almejamos.”
Sérgio Freire, ex-presidente do Sinduscon Mossoró

 

“Tive a honra de receber a Ordem do Mérito Industrial junto com Dr. Soutinho, que conclui sua passagem entre nós como referência de êxito e liderança empresarial, como exemplo familiar e dedicação ao RN. Deus, certamente, está iluminando seu caminho e o acolhendo calorosamente em seu Reino.”
Gabriel Calzavara, presidente do SINDIPESCA

 

“Um empreendedor de alta performance, excelente, capaz de ir além das expectativas. O estado do Rio Grande do Norte perde muito com a partida de Seu Soutinho”.
Etelvino Patrício, presidente do SINDIRECICLA