FIERN entrega à governadora uma Agenda Propositiva para o Desenvolvimento do Rio Grande do Norte

13/10/2021   17h53

 

A Agenda Propositiva para o Desenvolvimento do Rio Grande do Norte — apresentada nesta quarta-feira (13) pelo presidente da FIERN, Amaro Sales de Araújo, à governadora Fátima Bezerra — destaca “sete pontos urgentes e estruturantes” para o futuro do Estado, com a descrição das principais ações que precisam ser adotadas em cada uma destas áreas para retomar o crescimento econômico, com sustentabilidade, do RN. O documento foi entregue durante reunião, que também contou com a participação dos demais integrantes da Diretoria Executiva e gestores da FIERN, além do vice-governador Antenor Roberto e secretários de Estado, na Casa da Indústria, ao meio-dia.

 

“É um momento importante para a retomada do crescimento. Tivemos a entrega à governadora de uma agenda propositiva e positiva que será referência para o trabalho entre o setor produtivo e o Governo do Estado. A governadora demonstrou uma boa receptividade às sugestões que abordam temas importantes para o Rio Grande do Norte, em áreas que precisam ser revistas”, destacou o presidente da FIERN.

 

Ele lembrou que houve uma experiência positiva de diálogo única no país, entre a Federação das Indústrias e o governo, no período no qual a FIERN e parceiros apresentaram um plano de retomada gradual das atividades econômicas, durante a pandemia. Naquele momento, as sugestões construídas em conjunto foram adotadas pelo Governo do Estado. “As instituições que representam os setores produtivos podem, assim, trazer uma Agenda Propositiva e discutir. Com isso, junto com o Poder Público, podemos fazer o encaminhamento destas propostas e tornar o RN mais competitivo, inclusivo, com uma economia melhor para os potiguares”, acrescentou.

 

A governadora, após acompanhar a exposição sobre a Agenda, disse que as propostas têm um caráter positivo e são relevantes. “Este documento trata de aspectos fundamentais, como infraestrutura, ao abordar o porto, energias renováveis, educação, turismo. São áreas estratégicas. Então, os projetos estão descritos de forma que guardam muita identidade com o que temos feito e discutido, por intermédio de um diálogo franco e transparente com o setor empresarial, particularmente com a FIERN, pensando no melhor para o Estado”, afirmou a governadora. Ela disse também que a intenção é constituir um grupo de trabalho para executar algumas das propostas que constam no documento.

 

Agenda Propositiva para o Desenvolvimento Potiguar, elaborada pelo MAIS RN, é composta por sugestões para avanços em sete áreas importantes: Lei de Concessões, Porto de Natal, Energia Eólica, Petróleo e Gás, Gestão de Ativos, Educação Pública e Turismo.

 

Coordenador do Mais RN, José Bezerra Marinho explicou que as ações tratam de projetos já iniciados no Governo, propondo continuidade ou retomada de ações; ou de projetos que já possuem experiências exitosas em outros estados; além de não envolver a necessidade de grandes investimentos financeiros, uma vez que tratam essencialmente da necessidade de decisões de gestão voltadas para alcançar resultados.

 

O MAIS RN é um Núcleo de Planejamento Estratégico, realizado pela FIERN, pelo qual desenvolve plataformas digitais para análise de diversos setores da economia do Rio Grande do Norte.

 

A reunião para a entrega da Agenda Propositiva teve a participação dos diretores a FIERN Roberto Serquiz, Heyder Dantas, Djalma Cunha Júnior, José Nóbrega, Marcelo Rosado e dos secretários Carlos Xavier (Tributação, Aldemir Freire (Planejamento e Finanças), Jaime Calado (Desenvolvimento Econômico), Silvio Torquato (Adjunto de Desenvolvimento Econômico) e Guia Dantas (Comunicação).

 

Fotos da Galeria: Elisa Elsie (Governo do RN) e Unicom FIERN.