MAIS RN apresenta dados e perspectivas de avanço do setor têxtil no estado para SIFT-RN e Vicunha Brasil

27/04/2022   15h10

Foto: Arquivo/SENAI CETIQT

Com o objetivo de melhor entender como a indústria têxtil está situada no cenário econômico do Rio Grande do Norte, o Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem do RN (SIFT-RN) procurou o MAIS RN, que apresentou números e possibilidades de avanço do setor. O coordenador do MAIS RN, José Bezerra Marinho, e o gerente Pedro Albuquerque receberam a presidente do SIFT-RN, Helane Cruz, e o diretor de Recursos Humanos da Vicunha Brasil, Alexandre Ferreira.

O MAIS RN é um centro de inteligência e pensamento estratégico da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) que visa capturar, analisar e aplicar informações referentes ao quadro socioeconômico do Rio Grande do Norte nas estratégias de desenvolvimento dos diversos setores.

Sobre o encontro com os representantes da indústria têxtil, o coordenador do MAIS RN destaca a importância do setor para o estado. “Vieram em busca da essência do que o MAIS RN tem para oferecer: captura, processamento e devolução de informações em ponto de uso para a indústria”, afirma. “Além de mostrar um histórico da indústria têxtil no RN, apresentamos números da geração de empregos do setor, que é muito importante para a economia potiguar”, conclui José Bezerra Marinho.

Os dados mostrados pelo MAIS RN apontam que o setor têxtil e de confecções representa 4,5% do Produto Interno Bruto (PIB) do RN. Além disso, são gerados mais de 20 mil empregos, em cerca de 570 estabelecimentos do setor no estado.

Além dos dados, o MAIS RN também apresentou projetos e ações que a unidade pode oferecer para o setor. “Nos disponibilizamos a sentar com os empresários e mostrar as estratégias que temos desenhadas para o setor de têxtil e confecções para confirmar se essas ações estão atualizadas”, explica o gerente do MAIS RN, Pedro Albuquerque. “Na sequência, podemos complementar com novas demandas do setor e, com isso, a gente cria uma agenda positiva e conseguimos desdobrar em planos táticos”, completa.

“Mostramos o ‘Salas de Situação’, projeto que já foi realizado com o LAIS/UFRN, com o Sindicato da Indústria de Pesca e com o setor de Construção Civil”, destaca Albuquerque. “Também temos o ‘Café da Manhã com o Sindicato’, onde convidamos o sindicato e as empresas associadas para uma manhã de apresentações de projetos, propostas e serviços que podem ser ofertados, bem como ouvir as demandas desses empresários. Já fizemos com o Sindicato das Indústrias de Reciclagem e Descartáveis e foi muito positivo”, finaliza.

A presidente do SIFT-RN, Helane Cruz, ressalta a importância da atuação do MAIS RN. “Quando tomei conhecimento da unidade, fiquei muito contente desejosa de entender melhor o nosso setor e quais oportunidades temos para nortear a atuação do Sindicato”, relata. “A partir da reunião com o MAIS RN tive muitas ideias de ações para captação de novos filiados e do incentivo aos associados”, afirma.

“Quem deseja seguir sozinho não chega a lugar nenhum. É muito importante a parceria com o MAIS RN e do setor têxtil com a confecção para termos uma agenda positiva para a economia. Temos o desejo latente de que o setor cresça e essa estrutura que o Sistema FIERN oferece é muito importante”, destaca Helane Cruz.