Simpósio da Indústria Moveleira reúne cadeia produtiva, hoje e amanhã, na Casa da Indústria

26/11/2019   17h20

Promover a interação, a troca de informações técnicas e fomentar negócios do setor moveleiro potiguar. É o intuito do 1º Simpósio da Indústria Moveleira do RN, realizado hoje e amanhã (27), na Casa da Indústria, das 13h às 21h.  Sob o tema “Os desafios e soluções para o mercado moveleiro, o evento é realizado pela FIERN, por meio do IEL-RN, em parceria com o Sindimóveis-RN, Anderson Rios Consultoria e Sebrae e reúne representantes de marcenarias, fábricas de móveis, revendas e cadeia de fornecedores.

Durante os dois dias, serão realizados ciclo de palestras, mesas redondas e rodadas de negócios com a participação de empresas e instituições financeiras, como a Giben do Brasil, Léo Sob Medida, Wirutex, Blum do Brasil, Dinabox, Placas do Brasil, Rehau, Banco do Nordeste e Caixa Econômica Federal.

Para o diretor da FIERN e presidente do Sindirecicla-RN, Roberto Serquiz – que participou da abertura do evento, representando o presidente Amaro Sales -, o desafio da indústria é de acompanhar as mudanças e se reinventar. “É hora de criar novas práticas, novos modelos, de se reinventar. Este é o desafio da indústria, de estar aberta às mudanças para evoluir. E, para isso, pode contar com o Sistema FIERN”, frisa Serquiz.

O simpósio, explica o presidente do Sindicato Ricardo Bezerra de Farias, busca.  “O simpósio vem facilitar esse acesso entre fabricantes, fornecedores e demais atores da cadeia produtiva a ampliar essa visão, com conhecimento de qualidade, cursos na área de produção, gestão, softwares. Um conjunto de ações para que a indústria local tenha acesso a tecnologias e informações técnicas importantes, que podem fortalecer e inovar o processo produtivo”, destaca o presidente do Sinserra.

O formato de simpósio, explica a superintendente do IEL-RN, Maria Angélica Teixeira, torna mais fácil promover o crescimento de todos os envolvidos, uma vez que os participantes realizam um intercâmbio de informações. “A indústria moveleira tem um potencial gigante. O IEL com os programas na área de consultoria vem contribuir com o Simpósio no intuito de aproximar empresas, fornecedores e parceiros para fortalecer a cadeia produtiva local. Tornando a indústria moveleira mais competitiva e mais inovadora”, afirma Angélica Teixeira.

A vice-presidente do Sindicato, a empresária Taciana Gonçalves Braz de Albuquerque, ressaltou também a importância da parceria da FIERN e IEL para agregar conhecimento e inovação ao setor e pontuou a necessidade de, junto a essas entidades, criar mecanismos para facilitar a central de compras coletivas e de uma escola de marcenaria. “O Sindicato conta com a FIERN e o IEL, que entendem e partilham dos anseios do setor que atravessa esse momento de mudança, com a automação dos processos. Precisamos fortalecer o setor e o Sindicato”, afirma.

O consultor Anderson Rios destacou que o evento permite trazer a Natal empresas fornecedoras, facilitando o acesso das empresas locais a tecnologias e conhecimentos, que só teriam acesso com participação em grandes feiras do setor no eixo Sul-Sudeste do país. “O Simpósio acontece num esforço do IEL, Sebrae, FIERN, para trazer um pouco da indústria de base para a indústria local. É um pontapé para impulsionar a indústria moveleira do estado”, disse.

Como atrair clientes da internet para o seu negócio; Organização empresarial para crescer; Tecnologia para indústria moveleira; Modelo 4.0 no país – Como respeitar a marcenaria fazendo isso blindar o profissional da marcenaria; Foco na produtividade e A terceirização e suas consequências foram alguns dos temas apresentados em palestras e debate desta terça-feira (26).

No segundo dia, além das palestras e rodada de negócios com orientação Sebrae, é previsto ainda uma rodada de consultas com o Banco do Nordeste e a Caixa Econômica Federal.

PROGRAMAÇÃO – SEGUNDO DIA

Dia 27 de novembro de 2019 | Quarta-feira

13h00 às 14h00 – Debate – Tema: Os desafios do mercado moveleiro do Rio Grande do Norte

14h10 às 14h40 – Palestra: Blum do Brasil – Tema: Vamos juntos redefinir a qualidade. “Ferragens com qualidade num mercado cada vez mais exigente”. – Palestrante: Valéria Dantas

15h00 às 15h30 – Palestra: Dinabox – Tema: O segredo para uma gestão eficaz – Palestrante: Otávio Francisco e Thiago Araújo

15h45 às 16h15 – Palestra: Placas do Brasil – Tema: Coleção identidades – Palestrante: João Jantorno

16h30 às 17h00 – Palestra: Rehau – Tema: A valorização do mobiliário com fitas em 1mm Rehau – Palestrante: Luiz Trindade

17h20 às 19h20 – Mesa Redonda – Tema: Os entraves para obtenção de crédito para micro e pequenas empresas do setor moveleiro – Banco do Nordeste e Caixa Econômica Federal.

19h40 às 21h00 – Rodada de Negócios

Eventos Paralelos:

– Stand de vendas parceiros

– Rodada de negócios com orientação SEBRAE

– Rodada de consultas: Banco do Nordeste e Caixa Econômica Federal

Por Sara Vasconcelos, jornalista Unicom/FIERN.