
Os desafios e oportunidades de financiamento foram o tema central do 7º encontro da série Diálogo Industrial Virtual, nesta quarta-feira (10). O encontro é uma realização da FIERN, em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Ministrada pela economista Maria Aparecida Bogado, a palestra tratou de formas de acesso ao crédito bancário e não bancário para micro e pequenas empresas, além de mecanismos de garantias existentes no país. Segundo ela, o crédito tem sido uma solução para os micro e pequenos negócios e há apoio do Governo Federal com linhas de financiamento.
A especialista analisou o crédito a partir do ponto de vista do empresário, que usa para atender necessidades do dia a dia, como compra de máquinas e equipamentos, pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, aumento do faturamento e resultados, dentre outros pontos.
E pondera que a decisão da tomada de crédito deve levar em consideração alguns sinalizadores como a necessidade de capital de giro, o fluxo de caixa, além de indicadores financeiros e o fluxo de negócios. “É importante analisar o custo-benefício e buscar o crédito diante da necessidade”, disse alertando para a taxa Selic elevada.
Entre as fontes de financiamento, Bogado apontou o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), política do governo federal, além do Fundo Geral do Turismo (Fungetur), da parceria Caixa Econômica Federal e Sebrae e do microcrédito.
Em sua fala, ela analisou formas de captação de recursos para planos e projetos de longo prazo. E destacou que iniciativas como o Diálogo Industrial, disponibilizadas para o empresário, servem como incentivo para melhorar a indústria. “O Sistema FIERN está de portas abertas para isso”.
Para a assessora do Sistema FIERN, Márcia Segundo, debater esta temática é importante ainda mais no atual momento vivenciado na economia.
Última edição de 2021 vai debater reforma trabalhista
O oitavo – e último – Diálogo Industrial Virtual de 2021 será realizado, dia 24 de novembro, às 15h, com o tema “Reforma Trabalhista: novas estratégias e alternativas para melhoria das relações de trabalho e atuação das empresas nas negociações coletivas e individuais”, com a instrutora Cely Soares.