SINDPLAST-RN e SENAI-RN debatem projeto de capacitação e para o setor plástico no estado

7/11/2025   11h13

 

 

O Sindicato das Indústrias de Material e Laminados Plásticos do Rio Grande do Norte (SINDPLAST-RN) iniciou um diálogo junto ao SENAI-RN para um projeto de capacitação e desenvolvimento de soluções tecnológicas para o setor plástico do estado. Nesta quinta-feira (6), a presidente do SINDPLAST-RN, Maria da Conceição Tavares, se reuniu com a diretora do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), do SENAI-RN, Amora Vieira, na Casa da indústria.

 

A principal demanda do sindicato é a capacitação de profissionais para operação de máquinas extrusoras — uma das principais necessidades do setor. A proposta debatida inclui articulação entre o SENAI-RN e o SENAI-SP, referência nacional na área, para compartilhamento de um programa inovador que permite o uso de tecnologias de Inteligência Artificial em máquinas analógicas, promovendo modernização e ganhos de eficiência no processo produtivo das indústrias locais.

 

Outro tema debatido foi o apoio técnico para a estruturação de uma fábrica voltada à produção de fraldas geriátricas, iniciativa que deve ampliar a atuação das empresas potiguares e atender a um mercado em expansão, impulsionado pelo crescimento da população idosa no estado e no país.

 

“As ações discutidas integram o plano estratégico do SINDPLAST-RN para 2026, que tem como meta ampliar a oferta de formação profissional, qualificar trabalhadores e elevar a competitividade das empresas associadas”, afirma a presidente do SINDPLAST-RN.

 

“A indústria do plástico no Rio Grande do Norte demanda constantes avanços tecnológicos e produtivos, e a FIERN, em parceria com o SENAI e o sindicato, reforça seu compromisso com iniciativas que promovam inovação, desenvolvimento e geração de empregos no setor”, completa.

 

Também participaram do debate a vice-presidente do SINDPLAST-RN, Marize Tavares, e a assessora executiva sindical da FIERN, Susie Macêdo.