Presidentes do Sistema FIERN e do TJRN tratam do incentivo à mediação e arbitragem

22/03/2018   14h03

 

Os presidentes do Sistema FIERN, Amaro Sales de Araújo, e do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, desembargador Expedito Ferreira, estiveram reunidos na manhã desta sexta-feira (23) e, na ocasião, trataram de parcerias para a divulgação da Câmara de Mediação, Conciliação e Arbitragem da Indústria. A reunião foi no gabinete da presidência do TJ.

 

Expedito Ferreira destacou que a expansão da mediação é uma alternativa para solucionar conflitos de uma forma rápida e, por isso, um convênio entre as duas instituições – Tribunal de Justiça e Federação das Indústrias do RN – nesta área é importante para se ter uma ação conjunta que incentive a conciliação.

 

“As duas instituições poderão ter iniciativas para o avanço da mediação e isso implicará em repercussão positiva para a sociedade, uma vez que se constitui em um avanço no sentido de haver soluções mediadas para litígios”, destacou o presidente da FIERN, após a reunião no Tribunal de Justiça.

 

A Câmara de Medicação, Conciliação e Arbitragem da FIERN foi instituída em agosto de 2014 e é a única do Nordeste voltada para a indústria. A Câmara tem por objetivo administrar procedimentos de mediação, conciliação e arbitragem de forma autônoma e independente, prestando o devido assessoramento e assistência, com a sua consequente condução e finalização.

 

Amaro Sales lembrou que o TJ e o Sistema FIERN tem parceria com êxito no Programa Novos Rumos na Execução Penal, que oferece cursos profissionalizantes com o objetivo de reintegração à sociedade das pessoas que cumprem penas e medidas alternativas, além de apenados do regime aberto e beneficiados com o livramento condicional.

 

Para Amaro Sales, os resultados obtidos nesta parceria são exemplares e podem se repetir em um possível convênio que incentive a atuação da Câmara de Medicação e Arbitragem.

 

 

A reunião desta sexta-feira no TJRN também teve a participação do desembargador Cornélio Alves; do juiz convocado Roberto Guedes; do juiz Diego Cabral, do núcleo de Governança do Tribunal; além de superintendentes do Sistema FIERN Helder Maranhão (Relações Institucional e com o Mercado), e Davis Costa (Jurídico).