
O Edital de Inovação para a Indústria 2018, iniciativa do SENAI, SESI e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), vai investir até R$ 55 milhões para o desenvolvimento de projetos em empresas industriais de todos os portes, incluindo startups de base tecnológica.
As inscrições para o Ciclo 1 das categorias A, B, E e D foram prorrogadas para até o dia 03/07/2018. Nesta edição, projetos inovadores poderão ser inscritos em cinco categorias:
A. Inovação Tecnológica para Grandes e Médias Empresas;
B. Inovação Tecnológica para Micro e Pequenas Empresas (MPE), Micro Empreendedor Individual (MEI) e Startups de Base Tecnológica;
C. Empreendedorismo Industrial – Grandes empresas e Startups;
D. Inovação em Segurança e Saúde no Trabalho (SST) e Promoção da Saúde (PS).
E. Inovação Setorial em Segurança e Saúde no Trabalho (SST) e Promoção da Saúde (PS).
INDÚSTRIA 4.0 – Uma das novidades é que as categorias A e B terão foco na seleção de projetos destinados a ajudar o setor industrial brasileiro a se inserir na indústria 4.0 – termo utilizado para definir a fusão entre os mundos físico e virtual, criando sistemas chamados ciberfísicos. A também chamada quarta revolução industrial tornará a forma como se produz hoje obsoleta. “Entendemos que, para apoiar a indústria nessa necessária atualização tecnológica, temos de estimular projetos inovadores que vão ajudar a aumentar a competitividade do setor industrial por meio da indústria 4.0”, explica o gerente-executivo de Inovação e Tecnologia do SENAI, Marcelo Prim.
A categoria C, Empreendedorismo Industrial – Grandes empresas e Startups, também possui mais recursos em 2018 para estimular a conexão entre grandes indústrias e startups, micro e pequenas empresas. Nessa chamada, empresas consolidadas no mercado, denominadas instituição-âncora, podem apresentar, a qualquer momento, desafios a serem solucionados por empreendedores.
Cada projeto na categoria C recebe investimento mínimo de 150 mil, podendo a instituição-âncora, a seu critério, empregar quantias superiores. Na edição 2017, sete grandes empresas lançaram desafios em temas como cidades inteligentes, internet das coisas, segurança cibernética e tecnologias digitais para o setor automotivo. Foram escolhidos, até agora, 22 projetos e há um processo de seleção em andamento lançado pela Shell Brasil.
Clique aqui para conferir o calendário atualizado.