
A polêmica em torno da Medida Provisória 832, que estabeleceu preços mínimos para o frete rodoviário de cargas foi pauta na reunião de diretoria da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN), na manhã desta sexta-feira (15). Para o presidente da instituição, Amaro Sales de Araújo, a indústria e outros setores da economia vivem mais uma vez a intervenção do Estado no assunto privado. “Isso deve ser direcionado pela lei da oferta e procura, é uma questão que diz respeito a quem quer transportar e quem transporta, e precisa ser resolvido entre as partes”, disse.
O presidente do Sistema FIERN lembrou que o ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal, vai reunir os setores em uma audiência tratar do tema. O ministro convidou para a reunião, que deve acontecer na próxima quarta-feira (20/6), a advogada-geral da União, Grace Mendonça; a procuradora-geral da República, Raquel Dodge; o ministro dos Transportes, Valter Casemiro; o diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Mário Rodrigues; a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, e representantes das entidades que entraram com as ações no STF, como Federações e afins.

Luiz Fux suspendeu, ontem (14), todos os processos judiciais, individuais e coletivos que tratam da Medida Provisória que estabeleceu preço mínimo obrigatório para o frete no país e tramitam nas instâncias inferiores. A MP foi editada após acordo do governo com os caminhoneiros para que a paralisação, que durou 11 dias em maio, fosse encerrada.
Na última quarta-feira, o ministro deu prazo de 48 horas para o presidente Michel Temer e a ANTT se manifestarem sobre a Medida Provisória. Além deles, também têm que dar explicações a Secretaria de Promoção da Produtividade e Advocacia da Concorrência, ligada ao Ministério da Fazenda, e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
MOBILIZAÇÃO NACIONAL SESI SENAI
O presidente da FIERN enfatizou, durante a reunião, a importância da campanha de mobilização nacional em favor do Sistema S (SESI SENAI) com apresentação de vídeo sobre as instituições no RN.
EEBA 2018
Ao final da reunião foi apresentado o vídeo institucional sobre o Encontro Empresarial Brasil Alemanha, que acontecerá este mês na cidade de Colônia, na Alemanha. Uma comitiva do Sistema FIERN participará do evento.