Confiança da indústria potiguar retrocede em junho, revela o ICEI/FIERN

20/06/2018   11h39


O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) do Rio Grande do Norte recuou de 55,0 para 48,4 pontos em junho, mostrando queda na confiança dos empresários do setor. (A pontuação varia de 0 a 100: índices acima de 50 pontos indicam confiança; abaixo de 50, falta de confiança).

 

Na percepção dos empresários, as condições econômicas atuais do país, do estado e da própria empresa pioraram, enquanto as expectativas em relação aos próximos seis meses são encaradas com menor otimismo. A greve dos caminhoneiros durante os últimos dez dias de maio impactou negativamente o setor industrial ao paralisar o fluxo de mercadorias e insumos nas rodovias. Na sequência, o tabelamento do frete rodoviário, inclusive com preços mínimos acima das médias de mercado, criou incertezas adicionais sobre a continuidade da recuperação da indústria no restante do ano.

 

A confiança empresarial também caiu nos dois agrupamentos industriais consultados, a saber, Extrativo e de Transformação e na indústria da Construção. O mesmo ocorreu entre os portes empresariais, onde as médias e grandes indústrias tornaram-se pessimistas e a falta de confiança se acentuou entre empresas de pequeno porte.

 

Quanto ao ICEI nacional, a tendência também foi de declínio, e por motivos semelhantes. De acordo com a CNI, o ICEI caiu de 55,5 pontos para 49,6 pontos, sinalizando falta de confiança dos empresários industriais do país.

 

Acesse o ICEI nacional.