Amaro apresenta a Meirelles potenciais do RN e pede atenção especial para MPEs

12/07/2018   14h13

O presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales de Araújo, defendeu mais uma vez as reformas, as microempresas e a competitividade industrial, em seu discurso de abertura do Fórum FIERN Caminhos do Brasil, que recebeu hoje o ex-ministro Henrique Meirelles para apresentar suas propostas como pré-candidato à Presidência da República.

Sales destacou o potencial econômico do estado, em áreas como energias renováveis, sal, fruticultura irrigada, mineração e turismo. “Somos gigantes na produção de energias renováveis; pioneiros na produção de sal; produtores de frutas de excelente qualidade; trabalhadores de uma mineração diversificada, enfim, um Estado com grandes possibilidades na indústria, na agricultura, no comércio, no turismo e no setor de serviços”, enfatizou.

Ele defendeu um olhar diferenciado para as microempresas. “Os pequenos negócios empresariais constituem um dos mais importantes pilares da economia nacional”, disse, e destacou que “no Brasil existem, aproximadamente, 6,4 milhões de estabelecimentos. Desse total, 99% são micro e pequenas empresas (MPEs). As MPEs respondem por 52% dos empregos com carteira assinada no setor privado, segundo pesquisa consolidada do SEBRAE”, concluiu.

“O MAIS RN é uma bússola para o próximo governante”

Em entrevista coletiva antes do evento, o presidente da FIERN, Amaro Sales destacou a importância do Fórum FIERN Caminhos do Brasil em trazer os pré-candidatos à Presidência da República para apresentar ideias e propostas para o país, como também ter a oportunidade de ouvir, das entidades representativas do setor produtivo do RN, pleitos que possam ser incorporados aos seus programas de Governo. A 5ª edição do Fórum foi realizada na manhã desta quinta-feira (12), na Casa da Indústria, com o candidato do MDB a presidente, Henrique Meirelles.

“Queremos trazer os candidatos para que eles possam dizer o que o Rio Grande do Norte tem de importante na candidatura deles e no projeto de governo. Trazer um candidato como Meirelles, que tem conhecimento da economia mundial e da economia do Brasil, é pra que ele possa apresentar sua opinião do que fará para o Nordeste e para o RN”, declara Amaro Sales.

O presidente da FIERN destacou o potencial do Estado na produção de energia. E avalia que o Fórum pode ser uma oportunidade de reivindicação para o Estado ter um diferencial no preço das energias. “O RN é o maior produtor de energia eólica e solar do Brasil. Não acredito que um empresário norte-rio-grandense tem que pagar o mesmo valor de energia que um empresário de outro estado paga”, afirma.

O programa MAIS RN, de desenvolvimento estratégico do RN para os próximos 30 anos, é uma contribuição da FIERN na elaboração de projetos e propostas de Governo para o Estado. “O MAIS RN é uma bússola para o próximo governante, seja ele do RN seja do Brasil, conheçam o potencial do RN, suas riquezas, nas energias, no agronegócio” afirma o presidente da FIERN.

Enquanto presidente da Associação Nordeste Forte, que reúne as Federações das Indústrias de todos os estados da região, Amaro Sales tem saído em defesa de uma política regional que considere as desigualdades existentes e as potencialidades da região que manteve uma economia estável em crescimento, mesmo durante a crise. “Se você medir a economia do Nordeste independente do Brasil, eu diria que acontece um crescimento da região. Mas na hora em que você junta o bolo, traz a economia nacional e aí a coisa desanda, porque a desigualdade continua a existir”, pondera.

Embora os grandes projetos estejam concentrados no Sul e Sudeste, observa o industrial, o Nordeste exporta 70% da energia nas redes de transmissão. “Se não tivéssemos hoje as energias no Ceará, Rio Grande do Norte, Piauí, Bahia, nós estaríamos num colapso de energia no Nordeste. Então, eu acredito que essa força da economia do nas energias e no agronegócio é muito forte na empregabilidade, na geração de emprego e renda”, avalia.

O “Fórum Sistema Fiern – Caminhos do Brasil” contou com a presença do pré-candidato à presidência da República, Henrique Meirelles (MDB), como convidado para falar sobre suas propostas. Ele foi o 5º presidenciável a participar do evento que já recebeu Aldo Rebelo (Solidariedade), Jair Bolsonaro (PSL), Álvaro Dias (Podemos), e João Amoedo (Partido Novo).

Para mais informações sobre os pré-candidatos que participaram acesse https://www.fiern.org.br/forum-caminhos-brasil/