Saldo de empregos no RN em fevereiro é negativo, segundo dados do Caged

26/03/2019   15h30

 

No mês de fevereiro, o saldo potiguar do emprego com carteira assinada foi negativo, sob influência do fim da safra do melão, do caju e da moagem da cana-de-açúcar. Os serviços registraram o melhor desempenho, mas não o suficiente para compensar os cortes nas duas primeiras atividades. Registre-se que o encerramento de vagas foi concentrado no Nordeste, em decorrência da baixa sazonal do segmento sucroalcooleiro. Dessa maneira, no balanço geral, o Rio Grande do Norte foi a Unidade da Federação a assinalar o terceiro saldo mais negativo do mês (-2.249 vagas), atrás apenas de Pernambuco (-12.396) e de Alagoas (-2.255).

 

Mais uma vez, o desempenho negativo da indústria teve como principal contribuição as dispensas na Fabricação de álcool, desta feita, apenas em Baía Formosa (- 1.129). As dispensas na Construção (-148) tiveram continuidade no segmento de imóveis e de obras de arte especiais (pontes e viadutos) e obras relacionadas à geração de energia elétrica, em Mossoró, Macaíba e Florânia. O terceiro destaque negativo coube à extração e refino de sal marinho (-68), sobretudo em Grossos, Galinhos, Macau e Areia Branca.

 

Os saldos positivos, por sua vez, tiveram magnitude bem mais modesta. O maior volume de contratações foi observado no segmento de Alimentos e Bebidas (+72 vagas), destaques para beneficiamento de pescados, panificação e fabricação de sorvetes, nos municípios de Pendências, Natal e Parnamirim. A indústria mecânica veio em segundo lugar (+70), com novos vínculos de trabalho registrados em Areia Branca. O terceiro destaque (+26) foi observado em atividade sob classificação de Indústrias Diversas, e o mais provável que tenha ocorrido na fabricação de cigarros em Macaíba.

 

Confira os dados na íntegra: Sumario Caged Fevereiro 2019