Alunos do SESI-RN conquistam medalha na “Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras”

27/05/2019   09h50

 

 

 

Uma equipe formada por alunos do SESI Escola Mossoró conquistou medalha de bronze na “Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras”, uma competição internacional destinada a estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio. Os objetivos da Olimpíada são aproximar por intermédio da matemática e estimular o interesse dos estudantes pela inovação, Ciência e Tecnologia.

 

Os alunos do SESI Escola Mossoró que compuseram a Equipe 1ª série A e ficaram com a medalha de bronze foram: Maria Cecília Maia, Ana Laura Jales Pinheiro, Gustavo Kevin Lopes da Nobrega, Julia Lenuzia Aires Mota, Marina Beatriz Almeida Mota, Antônio Bernardino Júnior, Tales Antônio Costa, Carlos Daniel Miranda, Igor Sandino de Paiva Crispiniano e Hélio Valério Lima do Nascimento. Eles participaram da Olimpíada orientados pelo professor Diech Lobo Cardoso.

 

Criada em 1989 pelo Ministério da Educação da França, a competição envolveu alunos de dezenas de países. A prova é aplicada em dez idiomas diferentes. No Brasil, a Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras é organizada pela Rede POC – Rede do Programa de Olimpíadas do Conhecimento – instituição cujo objetivo é estimular o interesse entre os estudantes pela Ciência, Tecnologia e Inovação.

 

O diretor acadêmico da Rede POC, Ozimar Pereira, explica que a OIMSF é diferente das outras competições do gênero. “A Matemática Sem Fronteiras é a única realizada por equipes, formadas nas próprias classes, não é individual como as outras”, diz. Na opinião de Brigitte Wenner, supervisora de Matemática do Ministério da Educação da França em Strasbourg/Alsácia e presidente da Association Internationale Mathématiques Sans Frontieres, o formato da prova produz efeitos positivos sobre a qualidade do ensino da Matemática, uma vez que estimula o trabalho em equipe na classe e a resolução de problemas abertos. “Um problema é aberto se seu enunciado é curto, não induzindo ao método de resolução, e onde muitas estratégias são possíveis para a sua resolução”, explica Brigitte.