FIERN participa da sessão solene em homenagem aos constituintes estaduais

9/10/2019   17h06

 

O diretor da FIERN José Garcia da Nóbrega representou a entidade na sessão solene desta quarta-feira (09), na Assembleia Legislativa, em homenagem aos 27 deputados constituintes do Rio Grande do Norte. A solenidade integra as comemorações alusivas aos 30 anos da Constituição estadual. Além dos constituintes, o governador à época, Geraldo Melo, também foi homenageado. A governadora Fátima Bezerra também participou da solenidade, ao lado do presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira de Souza.

 

 

Os homenageados receberam a comenda Arnóbio Abreu em reconhecimento à atuação que tiveram, em 1989, durante a elaboração da Constituição do Rio Grande Norte.

 

 

“Não há avanço sem história. Não há experiência sem memória. Os 30 anos da Constituição Potiguar, hoje comemorados, refletem, além de nossa própria história, um progressivo avanço no amadurecimento político, da sociedade e do sistema democrático”, disse o presidente da Assembleia.

 

 

Foram homenageados os Constituintes com mandato atualmente exercem mandato como José Dias (PSDB), Vivaldo Costa (PSD), Getúlio Rêgo (DEM) e Raimundo Fernandes (PSDB).  Além destes, atuaram durante a Constituinte de 89 os ex-deputados Amaro Marinho; Ana Maria Cavalcanti; Arnóbio Abreu; Carlos Augusto Rosado; Carlos Eduardo Alves; Cipriano Correia; Francisco Miranda; Gastão Mariz; Irami Araújo; José Adécio; Kleber Bezerra; Laíre Rosado; Leônidas Ferreira; Manoel do Carmo; Nelson Freire; Nelson Queiroz; Patrício Junior; Paulo de Tarso Fernandes; Paulo Montenegro; Ricardo Motta; Robinson Faria; Rui Barbosa; e Valério Mesquita e o ex-governador Geraldo Melo.

 

 

Antes da solenidade, o presidente Ezequiel Ferreira passou em revista as tropas, acompanhado de parlamentares da atual e de outras legislaturas. Durante a solenidade, foi exibido um documentário especialmente produzido pela TV Assembleia, que preparou também uma série especial do programa “Conversa no Memorial”, dedicada a contar a história da Constituinte Estadual através de entrevistas com personagens que contribuíram para a elaboração do texto constitucional. A série vai ao ar ao longo do mês. Além dele, a TV veicula 30 edições da produção “Minuto da Constituição”, com a exibição de vídeos destacando curiosidades sobre o momento.